"A coincidência da invenção poética revolucionária com a invenção política revolucionária": os casos das obras Cuba Colectiva e 48 Artistas, 48 Anos de Fascismo.
Resumo
Este artigo incide sobre a relação entre as experiências de pintura colectiva Cuba Colectiva (Havana, 1967) e 48 Artistas, 48 Anos de Fascismo (Lisboa, 1974) e o impacto que tiveram no contexto português da sua realização. Em 1967, Portugal vivia uma ditadura e embora os artistas portugueses Lourdes Castro e René Bertholo tivessem participado na pintura realizada em Havana, o acontecimento não teve repercussão na imprensa portuguesa. A revolução portuguesa de 25 de Abril de 1974 permitiu a abertura a uma série de experiências artísticas realizadas em espaço público. Foi nesse contexto que a pintura portuguesa foi executada. O artigo irá indagar sobre o significado poético e político da relação entre as duas realizações.
Downloads
Referências
ALVES, Margarida Brito Alves. A revista Colóquio/Artes. In: ACCIAIOULI, M.; LEAL, J.C.; MAIA, H.M. Arte & Poder. Lisboa: IHA. p. 363-369, 2008.
BARREIRO LÓPEZ, Paula. Collectivization, participation and dissidence on the transatlantic axis during the Cold War: Cultural Guerrilla for destabilizing the balance of power in the 1960s. Culture & History Digital Journal, Espanha: CSIC, nº 4, p. 1-15, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282462217_Collectivization_participation_and_dissidence_on_the_transatlantic_axis_during_the_Cold_War_Cultural_Guerrilla_for_destabilizing_the_balance_of_power_in_the_1960s. Acesso em: 03 dez.2021.
BATISTA, Yaniber E. Acosta. Cuba y la cultura. Primera etapa del proyecto revolucionario internacional: el Salón de Mayo y el Congreso Cultural de la Habana. 2013. Dissertação (Máster Universitario em Estudios Avanzados en Historia del Arte) - Universidad de Salamanca, Salamanca, 2013.
BONDIL, Nathalie. Cuba Art et Histoire de 1968 à nous jours. Montréal: Musée des beaux-arts de Montréal. 2008.
BRONZE, Francisco. Exposições de Arte. Colóquio – Revista de Artes e Letras, nº. 46, p. 41-47, dez. 1967.
BRONZE, Francisco. O Salão de Verão na S.N.B.A. Colóquio – Revista de Artes e Letras, nº 45, p. 36-42, out. 1967.
BUENO, Salvador. Salón de Mayo. Escritores y artistas invitados. Bohemia, La Habana, 8 set. 1967. Disponível em: https://rialta.org/salvador-bueno-salon-de-mayo-escritores-y-artistas-invitados/. Acesso em: 10 mar. 2021.
CAEIRO, Mário. Arte na Cidade: História Contemporânea. Lisboa: Círculo de Leitores, 2014.
CERVELLÓ, Josep Sánchez. Las Fuerzas Armadas durante la revolución portuguesa: autonomía y reorganización (1974-1976). In: TORRE GOMEZ, H. de la Fuerzas Armadas y poder politico en siglo XX de Portugal y Españ. Merida: Centro Asociado Uned Merida, p. 243-273, 1996.
CORREIA, Ramiro; GOMES, Varela. Livro Branco da 5ª Divisão 1974-75. Lisboa: Ler Editora, 1984.
COUCEIRO, Gonçalo. Artes e Revolução 1974-1979. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.
DIAS, Fernando Rosa. A Nova-Figuração nas artes plásticas em Portugal (1958-1975). Volume 1: Parte I-I, 2008. Tese ( Doutoramento em Ciências e Teorias da Arte) - Universidade de Lisboa, 2008.
ESQUÍVEL, Patrícia. Anos 60, anos de viragem: o novo poder da crítica. In: ACCIAIOULI, M.; LEAL, J.C.; MAIA, H.M. Arte & Poder. Lisboa: IHA. p. 333-344, 2008.
LOFF, Manuel. “O nosso século é fascista!” O mundo visto por Salazar e Franco (1936-1945). Porto: Campo das Letras, 2008.
FERREIRA GOMES, Nancy Elena; COSTA LEITE, Isabel. Portugal no período 1974-1978: a influência Cubana e a América Latina como nova orientação na política externa portuguesa. Revista Electrónica Iberoamericana. Madrid: Universidad Rey Juan Carlos, Vol. 11, nº 2, p. 1-13, 2017. Disponível em: https://repositorio.ual.pt/bitstream/11144/3510/2/REIB_11_02_Art2.pdf. Acesso em: 02 jan. 2022.
FRANÇA, José-Augusto. A 6a Bienal de San Marino. Colóquio – Revista de Artes e Letras, nº 46, p. 30-37, dez. 1967.
FRANÇA, José-Augusto. A Arte e a Sociedade Portuguesa no Século XX (1910-2000). 4ª Ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2000.
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN. Os Anos Quarenta na Arte Portuguesa. Vol. 1, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, p. 82-85, 1982.
GODOY, Llilian Llanes. Salón de Mayo de París en La Habana, julio de 1967. Cuba: ARTECUBANO Ediciones, 2011.
GONÇALVES, Eurico. Movimento Democrático de Artistas Plásticos: A intervenção necessária. Flama, nº 1378 , p. 38-42, 1974.
GONÇALVES, Rui Mário Gonçalves. O Primeiro Encontro de Críticos de Arte Portugueses. Colóquio – Revista de Artes e Letras, nº. 44, p. 12-17, jun. 1967.
GONÇALVES, Rui Mário. Carta de Lisboa. Colóquio/Artes, nº 47, p. 64, 1980.
GONÇALVES, Rui Mário. Vontade de mudança: Cinco décadas de artes plásticas. Lisboa: Editorial Caminho, 2004.
GUANCHE, Julio César. El camino de las definiciones. Los intelectuales y la política en Cuba, 1959-1961. Temas, nº 45, p. 106-113, 2006.
JOUFFROY, Alain. Che si. Opus International, nº 3, Paris, p. 21-32, Out. 1967.
JOUFFROY, Alain. La gran espiral. In: GODOY, Llilian Llanes. Salón de Mayo de París en La Habana, julio de 1967. Cuba: ARTECUBANO Ediciones, p. 112-114, 2011. Disponível em: https://rialta.org/alain-jouffroy-la-gran-espiral/. Acesso em: 10 mar. 2021.
DE MOURA, Francisco Pereira et al. O estatuto da Imprensa. Debate. Lisboa: Prelo Editora, 1968.
NOGUEIRA, Cristina Alexandra Marques. De militantes a clandestinos: práticas e processos de formação na clandestinidade comunista (1940/1974). 2009. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade do Porto, 2009.
NUNES, Henrique Barreto. “Estes Escritores Morreram”. A Censura aos Livros e à Leitura no Estado Novo. Boletim Cultural de Vila Nova de Famalicão, nº 10-11, p. 196-215, 2016-2017.
PALAZUELOS, Raúl. Varios participantes del Salón de Mayo opinan. La Gaceta de Cuba, Ano 6, nº 60, p. 6-7, Jul-Ago, 1967. Disponível em: https://rialta.org/raul-palazuelos-varios-participantes-del-salon-de-mayo-opinan/. Acesso em: 23 Maio 2021.
PORTUGAL [Constituição (1976)] Constituição da República Portuguesa de 1976. Lisboa: Assembleia da República Portuguesa, [2005] Disponível em: https://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx. Acesso em: 8 abr. 2021.
PRATAS CRUZEIRO, Cristina. Art with Revolution! Political mobilization in artistic practices between 1974 and 1977 in Portugal. On the W@terfront, nº 63(10), p. 3–35, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1344/waterfront2021.63.10.01. Acesso em: 13 jan. 2022.
ROA, Raúl. Palabras de apertura del Salón de Mayo. In: GRANMA. Salón de Mayo, Pabellón Cuba, La Habana, 30 de julio de 1967, Havana: Talleres de Granma, 1967. Disponível em: https://rialta.org/raul-roa-palabras-de-apertura-del-salon-de-mayo/. Acesso em: 23 Maio 2021.
ROMÁN, Enrique. Entrevista al pintor Jean Messagier. GRANMA, p. 5, 9 de ago., 1967. Disponível em: https://rialta.org/enrique-roman-entrevista-al-pintor-jean-messagier/. Acesso em: 10 mar. 2021.
RTP. Associação de Amizade Portugal Cuba. Noticiário Nacional de Dezembro, Portugal, 07 dez. 1974. Disponível em: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/associacao-de-amizade-portugal-cuba/. Acesso em: 12 dez. 2021.
SCHÜTZ, Günter. Paris à Cuba, 1967: Le Salón de Mayo et la murale Cuba Colectiva.In: BONDIL, Nathalie. Cuba Art et Histoire de 1968 à nos jours. França: Editions Hazan, p. 276-285, 2008.
SOUSA, Ernesto de. O Mural do 10 de Junho ou a passagem ao acto. Colóquio/ Artes, nº 19, p. 44-47, 1974.
TALABOT, G. Gassiot. La Havane: Peinture et Révolution. Opus International, nº 3, Paris, p. 14-20, Out. 1967.
THAILANDIER, Yvon. Vista de avión. Historia del Salón de Mayo. Revista del Granma. p. 5-8, 15 Jul. 1967. Disponível em: https://rialta.org/yvon-taillandier-historia-del-salon-de-mayo/. Acesso em: 06 dez. 2021.
VESPEIRA DE ALMEIDA, Sónia. Camponeses, Cultura e Revolução: Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do M.F.A. (1974-1975). 1.ª Ed. Lisboa: Colibri, 2009.
Copyright (c) 2022 Diálogos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).