Semeando o pensamento de Enrique Dussel: epígrafes contundentes para decolonizar, libertar e esperançar

Palavras-chave: Decolonial; ensaio; esperança; libertação

Resumo

Escrito na forma de um ensaio-livre, este texto objetiva apresentar fragmentos da obra Filosofia da Libertação na América Latina de Enrique Dussel, como se estivesse semeando seu pensamento ao vento, sem saber se irá germinar. Não se trata de um estudo analítico, ou histórico, ou comparado, ou exploratório... pois tem a ver com uma reflexão da alma antes de qualquer intereferência da mente. Metodologicamente – se é que se pode dizer que há alguma metodologia – o texto foi elaborado a partir de frases potentes retiradas do referido livro, que operam como epígrafes geradoras (retornando a Paulo Freire) de ideias para decolonizar, libertar e espenaçar. Ao final, espera-se que as reflexões cá trazidas sejam mobilizadoras de outras reflexões sobre o urgente e necessário processo decolonial da vida humana.
Palavras-chave: Decolonial; ensaio; esperança; libertação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) Itapetininga-SP, BR

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP, 2022), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (IB/UNESP, 2018) e Doutor em Geografia (IGCE/UNESP, 2014). Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente no PPGEd/UESB, na Linha 1: Política Pública Educacional. Foi professor visitante na Universidade de Bari (Dipartimento Jonico - Taranto - Italia - 2023) e na Universidade de Salamanca (Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación - Salamanca - Espanha - 2024). 

Referências

DUSSEL, Enrique. Filosofia da Libertação na América Latina. São Paulo: Loyola, 1977.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
Publicado
2025-03-03
Como Citar
Fortunato, I. (2025). Semeando o pensamento de Enrique Dussel: epígrafes contundentes para decolonizar, libertar e esperançar. Dialogos, 29(1), 1-7. https://doi.org/10.4025/dialogos.v29i1.74628