O teatro e o cinema mudo a partir da sua matéria: figurinos e figurinistas em trânsito
Resumo
Neste artigo, dirigimos a nossa atenção a um período específico do cinema português, o cinema mudo (1896 – 1929), procurando, pela primeira vez, cruzar novas fontes de onde retirar informações para tentar aprofundar uma história sobre o objeto de estudo "figurino cinematográfico".
Para isso, propõe-se aqui um alargamento das fontes potencialmente úteis, cruzando os Estudos de Teatro e os Estudos de Figurinos (Costume Studies) com algumas das primeiras imagens em movimento do cinema em Portugal, artigos e fotografias de imprensa da época e histórias de vida de artistas de teatro publicadas em forma de biografias.
Downloads
Referências
BAPTISTA, Tiago. As cidades e os filmes: uma biografia de Rino Lupo. Lisboa: Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, 2008.
BAPTISTA, Tiago; SENA, Nuno. (Orgs.). Lion, Mariaud, Pallu: Franceses tipicamente portugueses. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, 2003.
BIGNAMI, Paola. Storia del costume teatrale: Oggetti per esibirsi nello spettacolo e in società. Roma: Carocci, 2009.
CONCEIÇÃO E SILVA. Como se veste uma peça de theatro. Ilustração Portugueza, Lisboa, 13 fev. 1910.
CUCINOTTA, Caterina. Un italiano tipicamente portoghese: Breve storia del cineasta Rino Lupo. Estudos Italianos em Portugal, Coimbra, v. 11, p. 58–63, 2016.
CUCINOTTA, Caterina. Viagem ao cinema através do seu vestuário: Percursos de análises em filmes portugueses de etnoficção. Covilhã: LabCom IPF, 2018.
CUCINOTTA, Caterina. Para uma genealogia do ofício de “figurinista” em Portugal: uma luta de gênero em curso. RIHC – Revista Internacional de História da Comunicação, [S. l.], n. 16, p. 153–178, 2021. DOI: 10.12795/RiCH.2021.i16.08. Disponível em: https://revistascientificas.us.es/index.php/RiHC/article/view/15719. Acesso em: 11 jul. 2025.
CUCINOTTA, Caterina. Figurinos e figurinistas em Portugal: Conceitos para novas materialidades. Ribeirão: Editorial Humus, 2023.
DUARTE, Joana Isabel. Seria Brunilde uma vamp de cinema? O culto às stars em Portugal (1920–1930): O caso de Brunilde Júdice. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, v. 3, n. 2, p. 64–77, 2023. DOI: https://doi.org/10.34623/wgjw-a789.
FADIGAS, Carolina. A representação das mulheres Invicta através dos seus figurinos. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, v. 2, n. 2, p. 10–17, 2022. DOI: https://doi.org/10.34623/rq5c-md75.
LEITÃO DE BARROS, Joana; MANTERO, Ana. Leitão de Barros: A biografia roubada. Lisboa: Bizâncio, 2019.
LISBOA JÚNIOR, Luís António. Teatro português no Brasil: do Império à Primeira República. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Teatrais) – Universidade de Lisboa, Lisboa.
MACHADO FERREIRA, Catarina Maria. Costureiras de Lisboa: Artesãs da Moda (1890–1914). 2014. Dissertação (Mestrado) – Instituto Universitário de Lisboa.
MAGALHÃES, Paula Cristina Gomes. Sousa Bastos: Biografias do teatro português. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2018.
MAZZOLENI, Elisabetta. Georges Méliès: la magia del costume scenico. In: DE TONI, Enrico (Org.). Linee della moda e stili delle arti. Università di Bergamo: Elephant & Castle, 2017. p. 5–25.
MORRISSEY, Priska. La Garde-Robe de Georges Méliès: origines et usages des costumes dans les vues cinématográficas. In: GAUDREAULT, André; LE FORESTIER, Laurent (Orgs.). Méliès: carrefour des attractions. Rennes: PUR, 2014. p. 178–188.
MORRISSEY, Priska. Where Did the Costumes in Early Cinema Come From? In: BERNARDI, Joanne et al. (Orgs.). Provenance and Early Cinema. Bloomington: Indiana University Press, 2021. p. 94–106.
MORRISSEY, Priska. Where did the costumes in early cinema come from? In: BERNARDI, Joanne; CHERCHI USAI, Paolo; WILLIAMS, Tami; YUMIBE, Joshua (Orgs.). Provenance and Early Cinema. Bloomington: Indiana University Press, 2021. p. 147–160.
NADOOLMAN LANDIS, Deborah. Setting the Scene: A Short History of Hollywood Costume Design 1912–2012. Harper Design, 2007.
NADOOLMAN LANDIS, Deborah. Character and costume in cinema: The Hollywood Costume exhibition. Studies in Costume & Performance, v. 3, n. 1, p. 91–96, 2018. DOI: 10.1386/scp.3.1.91_1.
NEVES, Rita Anahory C. O contributo de Alberto Anahory (1906 a 2000) para o teatro e cinema portugueses. 2020. Dissertação (Mestrado em Teatro – Produção) – Escola Superior de Teatro e Cinema, Instituto Politécnico de Lisboa. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/entities/publication/aef9c8f7-71e3-4aaa-9cfe-2f1394de86af. Acesso em: 11 jul. 2025.
PAVÃO DOS SANTOS, Vítor. A revista à portuguesa: Uma história breve do teatro de revista. Lisboa: O Jornal, 1978.
PIEROTTI, Federico. Colorare le figure: Il lavoro femminile sulla pellicola. Bianco e Nero, Roma, n. 570, p. 111–118, maio–ago. 2011. Disponível em: https://rivisteweb.it/doi/10.7371/70170. Acesso em: 10 abr. 2024.
RAMÉ, Jesús L.; CUCINOTTA, Caterina. La materia de la propaganda política en el diseño de vestuario de Helena Roque Gameiro: “As Pupilas do Senhor Reitor” (1935), drama de costumbres fílmico. Revista Portuguesa de História, Coimbra, v. 55, p. 285–304, 2024. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/rph/article/view/13832. Acesso em: 15 jul. 2025.
SOUSA BASTOS, António. Carteira do artista: Apontamentos para a história do teatro português e brasileiro. Lisboa: José Bastos Editor, 1898.
SOUSA BASTOS, António. Dicionário do teatro português. Lisboa: José Bastos Editor, 1908.
TOLINI FINAMORE, Michelle. Hollywood Before Glamour: Fashion in American Silent Film. Londres: Palgrave Macmillan, 2013.
STUTESMAN, Drake. The Silent Screen. In: MCLEAN, Adrienne L. (Org.). Costume, Makeup, and Hair. Rutgers: The State University, 2016. p. 21–46.
YUMIBE, Joshua. French Film Colorists. In: GAINES, Jane; VATSAL, Radha; DALL’ASTA, Monica (Orgs.). Women Film Pioneers Project. New York: Columbia University Libraries, 2013. Disponível em: https://wfpp.columbia.edu/essay/french-film-colorists/ . Acesso em: 18 jul. 2025.
Webgrafia
CASTELO BRANCO CIDADE. Disponível em: https://castelobrancocidade.blogspot.com/search?q=Manuel+Francisco+dos+Santos . Acesso em: 10 abr. 2024.
INSTITUTO CAMÕES. 1907. O rapto de uma atriz. Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/cinema/mudos/mud001.html . Acesso em: 10 abr. 2024.
LE GIORNATE DEL CINEMA MUTO. Deborah Landis (Arquivo de vídeo). 6 out. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0OPuWOejLxc. Acesso em: 10 abr. 2024.
VERISSIMO, A. Artistas Nascidos Em Castelo Branco. Manuel Francisco Dos Santos. Castelo Branco - O albicatrense. 12 out. 2018. Disponível em: https://castelobrancocidade.blogspot.com/search?q=Manuel+Francisco+dos+Santos. Acesso em: 10 abr. 2024 .
Filmografia
FERREIRA, L. O rapto de uma actriz [Filme]. Empresa do Teatro Príncipe Real, 1907.
FERREIRA, L. Os crimes de Diogo Alves [Filme]. Empresa do Teatro Príncipe Real, 1909.
TAVARES, J. Os crimes de Diogo Alves [Filme]. [S.l.]: [s.n.], 1911.
LEITÃO DE BARROS, J. Malmequer [Filme]. Lusitânia Film, 1918.
PALLU, G. Barbanegra [Filme]. Invicta Film, 1920.
PALLU, G. Os fidalgos da casa Mourisca [Filme]. Invicta Film, 1921.
LUPO, R. Mulheres da Beira [Filme]. Fortuna Films, 1923.
LUPO, R. O desconhecido [Filme]. Fortuna Films, 1926.
LUPO, R. José do Telhado [Filme]. Fortuna Films, 1929.
Copyright (c) 2025 Dialogos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).