O teatro e o cinema mudo a partir da sua matéria: figurinos e figurinistas em trânsito

Palavras-chave: Cinema mudo português;, estudos de figurino;, estudos de gênero.

Resumo

Neste artigo, dirigimos a nossa atenção a um período específico do cinema português, o cinema mudo (1896 – 1929), procurando, pela primeira vez, cruzar novas fontes de onde retirar informações para tentar aprofundar uma história sobre o objeto de estudo "figurino cinematográfico".

Para isso, propõe-se aqui um alargamento das fontes potencialmente úteis, cruzando os Estudos de Teatro e os Estudos de Figurinos (Costume Studies) com algumas das primeiras imagens em movimento do cinema em Portugal, artigos e fotografias de imprensa da época e histórias de vida de artistas de teatro publicadas em forma de biografias.

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Biografia do Autor

Caterina Cucinotta, Universidad Rey Juan Carlos (URJC). Madrid-CM, ES

Atualmente, sou Professora Auxiliar na Universidade Rey Juan Carlos, em Madri, Espanha, e Pesquisadora Convidada na ESAP. Meu trabalho se desenvolve na intersecção de diferentes linhas de pesquisa, dos Estudos de Figurino à construção de uma história do cinema a partir da linha de frente, da investigação da circulação de processos criativos em arquivos públicos e privados à historiografia do cinema, com particular atenção às figurinistas. Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade NOVA de Lisboa, com a tese em Estudos Fílmicos (2015), sou pesquisadora de pós-doutorado (SFRH/BPD/115835/2016) no Instituto de História Contemporânea (IHC) da mesma universidade, onde atualmente sou líder do grupo de trabalho do CIP Culturas, Identidades e Poder, com o projeto "Trajes e Textura do Espaço: Design e Arte nos últimos 50 anos do Cinema Português". Após a graduação (Palermo, 2003) e o mestrado (Bolonha, 2006) em D.A.M.S. (Disciplinas de artes, música e espetáculo), 'Uma viagem ao cinema através do figurino' é o título da minha primeira monografia (LabCom, 2018, acesso aberto). As bolsas da FCT (doutoramento e pós-doutoramento) garantiram a oportunidade de expandir meu trabalho como pesquisadora visitante em diversas instituições em Londres, Bari, Madri e Roma. Tendo me formado em jornalismo na segunda metade da década de 1990, aplico a metodologia da História Oral como fonte primária para uma construção 'de baixo' de uma história do cinema através de seus ofícios. Em 2017, como jornalista freelancer, coordenei o primeiro projeto dedicado ao trabalho das mulheres na indústria cinematográfica portuguesa em Design de Figurino e Design de Produção, desenvolvendo dados bibliográficos e biográficos para um campo de estudo ainda incipiente em Portugal. Em design de figurino, tenho colaborado em inúmeras produções com diretores e produtores portugueses desde 2007. Atualmente, leciono na Universidade Rey Juan Carlos de Madri, com interesse particular em pesquisar, ensinar e escrever sobre a materialidade da cultura visual como ponto de partida para um estudo expandido de estudos de figurino em estudos cinematográficos por meio de arquivos têxteis.

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Publicado
2025-09-10
Como Citar
Cucinotta, C. (2025). O teatro e o cinema mudo a partir da sua matéria: figurinos e figurinistas em trânsito. Dialogos, 28(2), 176-202. https://doi.org/10.4025/dialogos.v28i2.74789