Dominação, resistencia e autonomia no extremo sul do Vice-reinado do Peru (Séculos XVI e XVII)

  • Beatriz Bixio
  • Constanza Gonzáles Navarro

Abstract

Num contexto de ampla desestruturação das sociedades indígenas originarias da jurisdição de Córdoba, na antiga Governação de Tucumán, no extremo sul do Vice-reinado do Peru, indaga-se sobre os limites da dominação e sobre as possíveis margens que as populações nativas tiveram para negociar suas respectivas posições no interior do sistema. Com este objetivo, são analisadas as práticas de resistência indígena e as mudanças operadas nelas entre fins do século XVI e fins do XVII. Coloca-se especial atenção nas micro práticas ou “táticas do débil”, entendidas como pequenas operações realizadas desde o lugar do outro eescassamente planejadas. Estas táticas não eram articuladas nem se inseriam num projeto global de resistência, mas conseguiram tremer as bases do poder.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Beatriz Bixio
Beatriz Bixio é doutora em Letras Modernas pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC) e professora da mesma instituição.
Constanza Gonzáles Navarro
Constanza González Navarro é doutora em História pela UNC e professora de História Colonial na mesma instituição. Pesquisadora do CONICET, Argentina.
Veröffentlicht
2017-04-16
Zitationsvorschlag
Bixio, B., & Navarro, C. G. (2017). Dominação, resistencia e autonomia no extremo sul do Vice-reinado do Peru (Séculos XVI e XVII). Dialogos, 13(2), 371 - 399. Abgerufen von https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36736
Rubrik
Artigos