Impasses do federalismo na educação estadunidense: currículos de história na berlinda (1980-1990)
Abstract
O relatório federal A Nation at Risk, editado pelo governo federal dos Estados Unidos da América em 1983, alarmou o país ao apontar uma profunda crise na educação estadunidense. O documento indicava muitos problemas nos currículos e programas estaduais, acusados de se tornarem generalistas, pouco instrutivos. Entre estudiosos e políticos, ganhava terreno a ideia da elaboração de parâmetros curriculares nacionais relativos a todas disciplinas e saberes escolares vigentes nos EUA, a fim de nortear professores e estudantes rumo à excelência. Nesse sentido, o presente artigo analisa as tentativas de centralização dos currículos de História ocorridas nos Estados Unidos da América entre as décadas de 1980 e 1990, expressas em documentos como Building a History Curriculum (1988) e National Standards for History (1996). Assim, se evidencia como os discursos políticos engendrados nos E.U.A. à época tiveram impactos decisivos sobre as prescrições atinentes aos saberes históricos a serem ensinados no país, as quais perfaziam um movimento pendular entre o patriotismo e o multiculturalismo. Abstract Impasses of federalism in american education: history curricula on the spot (1980-1990) The federal report A Nation at Risk, edited by the federal government of the United States of America (1983), alarmed the country by pointing out a education deep crisis. That document pointed to many problems in state curricula and programs, therefore accused of becoming too generalist, uninstructive. Among scholars and politicians, became powerful the idea of designing national standards for all of the school subjects of the USA, which should be seen as guidelines for teachers and students towards excellence. So, the present article analyzes the attempts to design national History curricula in the United States of America between the 1980s and 1990s, such as Building a History Curriculum (1988) and National Standards for History (1996), emphasizing the way the political discourses engendered in the United States of America had crucial impacts on the recommendations in regards to the teaching of history – from patriotism to multiculturalism, as in a pendulum movement.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).