Entre o estudo, as orações e o aprendizado do trabalho: uma abordagem do cotidiano das internas do Asylo Coração de Maria de Rio Grande/RS (décadas de 1860 a 1950)

  • Hardalla Santos do Valle Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas
  • Giana Lange do Amaral Universidade Federal de Pelotas.
Palavras-chave: Instituição educacional católica, educação de meninas desvalidas, ensino profissionalizante, cultura escolar.

Resumo

Este texto tem por objetivo abordar a educação de meninas, órfãs ou em situação de vulnerabilidade, que era efetivada no Asylo Coração de Maria, na cidade do Rio Grande/RS. Entre os elementos discutidos, estão a fundação da instituição e a sua rotina escolar. Como suporte teórico-metodológico evoca-se a História Cultural, visando a análise documental de jornais, livros de matrícula, regimentos e relatórios. Conclui-se que existiam tensões entre as normas e as práticas institucionais, bem como que o incentivo do ensino profissionalizante visava proporcionar opções de vida às meninas para além do casamento e do cuidado do lar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hardalla Santos do Valle, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Graduada em História licenciatura pela universidade Federal do Rio Grande. Graduada em História bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduada em Pedagogia pela Universidade Internacional.
Giana Lange do Amaral, Universidade Federal de Pelotas.
Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Pós-doutora pela Universidade de Lisboa.Bolsista Produtividade CNPQ/PQ2. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Graduada em História pela Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2018-12-21
Como Citar
Valle, H. S. do, & Amaral, G. L. do. (2018). Entre o estudo, as orações e o aprendizado do trabalho: uma abordagem do cotidiano das internas do Asylo Coração de Maria de Rio Grande/RS (décadas de 1860 a 1950). Dialogos, 22(3), 61-75. https://doi.org/10.4025/dialogos.v22i3.41470