Estatística, biologia evolutiva e eugenia: As publicações do jovem Ronald Fisher em The Eugenics Review (1914-1919)

  • Leonardo Dallacqua de Carvalho Doutorando em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/RJ Mestre em História pela Unesp-Assis Graduado em História pela Unesp-Assis Professor no Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Poder da Universidade do Sagrado Coração - USC.

Résumé

Este artigo analisa em perspectiva histórica a discussão eugênica do estatístico inglês Ronald Aylmer Fisher no início da sua trajetória profissional. Entre 1914 a 1919, Fisher publicou artigos e revisões de livros na revista especializada The Eugenics Review, na qual expunha a viabilidade do pensamento eugenista. Por meio de tais fontes investigo de que modo estatística e biologia evolutiva estavam ligadas às suas propostas eugênicas e qual era o contexto científico da eugenia nas primeiras décadas do século XX.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Leonardo Dallacqua de Carvalho, Doutorando em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/RJ Mestre em História pela Unesp-Assis Graduado em História pela Unesp-Assis Professor no Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Poder da Universidade do Sagrado Coração - USC.
Doutorando em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/RJ Mestre em História pela Unesp-Assis Graduado em História pela Unesp-Assis Professor no Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Poder da Universidade do Sagrado Coração - USC.
Publiée
2019-06-07
Comment citer
Carvalho, L. D. de. (2019). Estatística, biologia evolutiva e eugenia: As publicações do jovem Ronald Fisher em The Eugenics Review (1914-1919). Dialogos, 23(2), 185-201. https://doi.org/10.4025/dialogos.v23i2.43228