Cinderela do sertão: apropriações da imagem da Miss Brasil na imprensa interiorana em 1950

Abstract

A partir de uma investigação no campo da história cultural, o artigo analisa as representações construídas na imprensa local em torno da visita da Miss Brasil, Jussara Marquez, a uma cidade do interior mineiro, em 1950. Os métodos empregados foram a análise documental em fontes primárias e a narrativa histórica. Constatamos que a devoção dedicada pelos jornais à figura de Jussara estava ligada à necessidade de as elites locais obterem distinção social a partir da apropriação de sua imagem. Contudo, o papel que esperavam dela era de uma cinderela, e não de uma cidadã. Quando a Miss Brasil se desviou da função social que lhe havia sido designada, essas mesmas elites trataram de hostilizá-la e reconduzi-la ao papel que lhe cabia naquela ordem social.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

André Azevedo da Fonseca, Universidade Estadual de Londrina
Prof. Adjunto no Departamento de Comunicação do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em História (Unesp) com pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (UFRJ).
Veröffentlicht
2019-02-06
Zitationsvorschlag
Azevedo da Fonseca, A. (2019). Cinderela do sertão: apropriações da imagem da Miss Brasil na imprensa interiorana em 1950. Dialogos, 23(1), 240-265. https://doi.org/10.4025/dialogos.v23i1.43458