Precisa-se de um novo Código Florestal: projetos nacionais e os debates em torno da alteração da legislação florestal brasileira entre 1934 e 1965

  • Ely Bergo de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isabela Cristina Rosa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: legislação florestal, produtivismo, conservacionismo, desenvolvimentismo.

Resumo

A legislação florestal brasileira pretérita é frequentemente interpretada de forma anacrônica. O objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão da historicidade de tal legislação. De forma específica, serão analisadas, comparativamente, as propostas de alteração do primeiro Código Florestal Brasileiro (1934) até sua substituição em 1965. Apesar de modificações importantes, há uma permanência entre os textos analisados: as posturas conservacionistas, presentes em todos eles, só podem ser compreendidas quando atreladas à lógica produtivista e às políticas desenvolvimentistas evidenciadas no Brasil da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ely Bergo de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Orienta no Programa de Pós-graduação em História da UFMG nos seguintes temas: História Ambiental; História da Ciência e da Técnica, História do Brasil República. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestrado (2004) e doutorado (2008) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutorado na University of California, Santa Cruz (2015-2016)
Isabela Cristina Rosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Mestranda em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de Cultura e Ciência na História, sob a orientação do Professor Doutor Ely Bergo de Carvalho. Graduada em História pela mesma universidade. Desde a graduação, realizou projetos de iniciação científica nas áreas de História Ambiental e de Ensino de História. Atualmente, pesquisa as relações entre concepções conservacionistas e nacional-desenvolvimentismo nas obras de Osny Duarte Pereira.
Publicado
2019-10-15
Como Citar
de Carvalho, E. B., & Rosa, I. C. (2019). Precisa-se de um novo Código Florestal: projetos nacionais e os debates em torno da alteração da legislação florestal brasileira entre 1934 e 1965. Dialogos, 23(3), 216-240. https://doi.org/10.4025/dialogos.v23i3.44045