Ensino de História: antigos e novos desafios

Palavras-chave: Didática da História, nacionalismo, pós-verdade, Jörn Rüsen

Resumo

Partindo de um contexto desafiador, marcado pela pós-verdade e por investidas conscientes de revisionismo histórico e negação da ciência, o presente artigo analisa três abordagens que constatam a instrumentalização política do discurso histórico ao longo do tempo e fazem proposições com vistas à superação dos impasses interpostos ao ensino e à aprendizagem da História. Junto com os autores, o texto procura contribuir para o entendimento histórico, sociológico e cultural dos dilemas que o ensino de História enfrenta contemporaneamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Moreno, Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Pós-doutor em História e Identidades Professor Adjunto do colegiado de História da UENP Professor do Mestrado Profissional em Ensino de História (UEPG) e do Programa de Pós-graduação em Educação (UENP)
Publicado
2018-12-21
Como Citar
Moreno, J. C. (2018). Ensino de História: antigos e novos desafios. Dialogos, 22(3), 55-60. https://doi.org/10.4025/dialogos.v22i3.45776