Crenças e manifestações culturais afro-brasileiras na imprensa soteropolitana (1920-1940).
Résumé
O objetivo deste artigo é analisar as narrativas da imprensa sobre as crenças e manifestações culturais afro-brasileiras, em Salvador, entre 1920 e 1940. As principais fontes consultadas foram os periódicos Estado da Bahia, O Imparcial, A Tarde e Diário de Notícias. O recorte temporal situa a gradual mudança de percepção da imprensa sobre essas manifestações, quando as festas de terreiro se consolidam como símbolos identitários da cidade. As fontes possibilitaram a identificação das homogeneidades e descontinuidades na memória e os fatores de diferenciação nas correlações de força entre grupos separados por tênues fronteiras socioculturais e religiosas.
Téléchargements
Références
ATABAQUES que não mais ressoarão. Estado da Bahia. Salvador-BA, 09 set. 1940.
BENISTE, José. Mitos yorubás. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
BRAGA, Júlio. Na gamela do feitiço: repressão e resistência nos candomblés baianos.
Salvador: EDUFBA, 1995.
CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: EdUNESP, 2004.
COUTO, Edilece S. Sant’Ana e Iemanjá: as senhoras do Rio Vermelho entre os ritos do catolicismo e do candomblé. In: COUTO; SILVA; SOUZA (orgs.). Práticas e vivências religiosas: temas da História colonial à contemporaneidade luso-brasileira. Salvador: EDUFBA, 2016, p. 337-352.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: EdUnB, 2001.
JESUS, Leonardo Ferreira de. “Ventos venenosos”: o catolicismo diante da inserção do protestantismo e do espiritismo na Bahia durante o arcebispado de Dom Manoel Joaquim da Silveira (1862-1874). Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2014. Disponível em: http://www.ppgh.ufba.br/wp-content/uploads/2015/11/Ventos-venenosos.pdf . Acesso em 16 jun. 2021.
LÜHNING, Ângela. “Acabe com esse santo, Pedrito vem aí...”: Mito e realidade da perseguição policial ao candomblé baiano entre 1920 e 1942. Revista USP, São Paulo, n.28, p.194-220, dez.-fev, 1995-1996.
MATEUS, Samuel. A etnografia da Comunicação. Revista Antropológicas, n.13, 2015.
MORGADO, Chablik de O. O vôo do pássaro e seu canto: trajetória de um espírita e do espiritismo em Feira de Santana (1940-1960). Dissertação (Mestrado em História). Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS: Feira de Santana, 2016. Disponível em: http://www2.uefs.br/pgh/docs/Dissertacao/DissertacaoChablik.pdf. Acesso em 16 jun. 2021.
NO MUNDO cheio de mistérios dos espíritos e pais-de-santo. Estado da Bahia. Salvador-BA, 14 maio 1936.
NO REINO do fetichismo: abusões e contágios. Diário de Notícias. Salvador-BA, 20 nov. 1920.
OS CANDOMBLÉS. Diário de Notícias. Salvador-BA, 01 jun. 1932.
PINHEIRO, L. S. de L. A construção do conhecimento histórico: o discurso do Jornal O Estado de São Paulo sobre a guerra de Canudos e sobre as comemorações do seu centenário. Salvador:EDUFBA, 2015.
RIBEIRO, André Luiz Rosa e COUTO, Edilece Souza. Mãe d’Água: representações das devoções afro-brasileiras na imprensa soteropolitana e na literatura jorgeamadiana. IN: ISAIA, Artur César (et al.). História, cultura e religiosidades afro-brasileiras. v.3-Dados eletrônicos- Canoas-RS: Editora Unilasalle, 2020.
ROSSI, Gustavo. O intelectual feiticeiro: Edison Carneiro e o campo de estudos das relações raciais no Brasil. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 2015.
SERÁ AMANHÃ o típico ritual da Lavagem do Bomfim. A Tarde. Salvador-BA, 14 jan. 1942.
SILVA, Augusto Álvaro da. [Correspondência] Destinatário: Sr. C. Godinho. Arquivo da Cúria Metropolitana de Salvador – Laboratório Eugênio Veiga – LEV. Salvador, 9 jun. 1937.
SILVA, Elizete da. Cidadãos de outra pátria: anglicanos e batistas na Bahia. Salvador: Sagga, 2017.
SOUSA JÚNIOR, Vilson Caetano de. Corujebó: candomblé e polícia de costumes, 1938-1976. Salvador: EDUFBA, 2018.
UM CURANDEIRO que reinava no Japão. A Tarde. Salvador-BA, 18 de fev. 1941.
Copyright (c) 2021 Diálogos

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).