Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico

Abstract

Este artigo tem como propósito apresentar um estudo sobre o uso de narrativas (lendas) no ensino de História, procurando destacar as potencialidades deste recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento histórico e averiguar como este recurso potencia o desenvolvimento do pensamento histórico em alunos portugueses do 2.º ano de escolaridade (6-7 anos). As narrativas (lendas) produzidas pelos alunos foram submetidas a uma análise de conteúdo indutiva e categorizadas por níveis de progressão de ideias. Os resultados demonstraram que este tipo de recurso pode influenciar a estruturação do pensamento histórico dos alunos, bem como potenciar a sua imaginação.

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Biografia autore

Maria Glória Parra Santos Solé, Instituto de Educação- Universidade do Minho
Departamento de Estudos Integrados, Literacia, Didáctica e Supervisão (DEILDS) Didática de Ciências Sociais, Educação Histórica
Pubblicato
2018-09-27
Come citare
Solé, M. G. P. S. (2018). Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico. Dialogos, 22(2), 184-201. Recuperato da https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41279