POLÍTICA E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO: ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS, LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E REFORMA AGRÁRIA (ANOS 1950 E 1960)
Abstract
Os anos de 1950 e 1960 foram marcados por uma efervescente luta política no Brasil. Neste cenário, os trabalhadores rurais exerceram um papel importante, seja pelo crescente processo de organização e de resistência contra o cotidiano do trabalho, seja pela luta por mais espaço na política do Estado. O objetivo desse trabalho foi uma análise da interface desses dois campos: o da organização e o da busca do espaço de representação política. Para isso, analisou-se a constituição do debate no parlamento e entre as organizações dos trabalhadores rurais, sobre a questão da legislação trabalhista para o campo e sobre a reforma agrária. No bojo deste debate, quando ele se fazia mais contundente, surgem diversas iniciativas nacionais de organização dos trabalhadores rurais, como a experiência da constituição da União dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas – ULTAB, a realização do I Congresso Nacional dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas – CNLTA e a fundação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).










