A Pórcia Guimarães Alves contida nas cartas (1946-1958)

Abstract

A professora Pórcia Guimarães Alves (1917-2005) teve formação educacional diferenciada e, concluindo o ensino superior, continuou sua formação com cursos e encontros científicos no Brasil e em outros países. Durante as viagens, trocava missivas com seus familiares, que foram mantidas em arquivo pessoal em plástico denominado “Cartas enviadas ao meu pai”. Procurou-se analisar: qual a escrita de si de Pórcia contida nas cartas trocadas com seus familiares entre 1946 e 1958? Listaram-se os objetivos específicos: mapear os familiares mencionados nas cartas; analisar a materialidade do suporte epistolar procurando aspectos subjetivos em seus registros autobiográficos; e identificar temas narrados nessa escrita.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandra Ferreira Martins Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Mestre em Educação, linha de pesquisa História, Memória e Políticas da Educação, PUC/PR. Bolsista CAPES. Licenciada em História, Bacharel em Administração de Empresas, pela PUC/PR. Possui especialização em MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, (2004), concedida por meio do Instituto Superior de Administração e Economia Fundação Getúlio Vargas, FGV/ISAE.
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito, mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, mestre em Educação, doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Editora da Revista Diálogo Educacional – PUCPR.
Published
2019-06-07
How to Cite
Ribeiro, A. F. M., & Vieira, A. M. D. P. (2019). A Pórcia Guimarães Alves contida nas cartas (1946-1958). Dialogos, 23(2), 228-255. https://doi.org/10.4025/dialogos.v23i2.43670