besta fera
Abstract
A besta-fera é um tipo monstruoso e híbrido, nem lá nem cá, que vive na borda entre um e outro. O “monstruoso”, como proposto por José Gil, filósofo português, é aquele que rompe com as expectativas que fazemos do que é um ser humano. Ao não se adequar às normas sociais, aquele que segue vivendo, mostra que pode existir fora das estruturas e consequentemente inspira que outros façam o mesmo. Essa pessoa ameaça o sistema opressor e, para aqueles que o perpetuam, é monstruosa.
O meu corpo, retratado nas imagens, é um corpo grotesco, que vaza em gordura e dobras, que não atinge os padrões de beleza esperados para corpos que são classificados “femininos”. Meus desejos de expressão no mundo também não atingem o esperado de mim, são masculinos, sexualizados, exagerados. Ao misturar minha imagem com a de animais, colocando-a em dimensão exageradamente grande em relação aos outros componentes do espaço, em posição de ameaça e ameaçado ao mesmo tempo, sugiro sentimentos que perpassam a existência fora das normas em alguns aspectos, mas dentro do considerado ideal em outros. Assim como o monstro, é na complexidade, na borda entre isso e aquilo, macho e fêmea, humano e animal, que encontro morada.
Nas colagens, a quebra de fronteiras é explorada, assim como a negação das binariedades. O corpo que se forma, metade humano e metade natureza, remete às pinturas grotescas medievais, que brincavam com as possibilidades de seres além do conhecido (Kayser, “O Grotesco”). Estes seres encantados estão em movimento de construção e destruição ao mesmo tempo, atacam e são atacados, não se definem. Assim como funciona a colagem: une meios diversos, tempos diversos de origens múltiplas para formar algo que é tudo o que já foram essas imagens, mas não é nenhuma delas por inteiro, é híbrido.
Besta Fera é uma série de colagens digitais compostas por autorretratos, fotografias de arquivo e imagens de domínio público disponibilizadas online por acervos de museus europeus e estadunidenses. Realizada durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia de covid-19, foi uma forma de experimentar a criação de imagens na impossibilidade de realizar a prática original do artista de retratos fotográficos. Foi exposta como lambe lambes (impressa em papel de gramatura baixa e colada em paredes e muros) no Rio de Janeiro e em Teresópolis - RJ em três ocasiões distintas, em 2022, 2023 e 2024.
Downloads
References
KAYSER, Wolfgang. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Copyright (c) 2024 Dialogos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).