Politização e consciência histórica em jovens brasileiros, argentinos e uruguaios

  • Geni Rosa Duarte UNIOESTE
  • Luis Fernando Cerri UEPG

Abstract

O texto discute as relações entre consciência histórica, cultura histórica e cultura política, com base nos dados empíricos levantados pelo projeto "Jovens diante da História". Tal discussão, relevante para os estudos sobre a juventude, também é capaz de fornecer elementos orientadores de políticas e práticas educativas. Os fundamentos teóricos encontram-se nas obras de Jörn Rüsen (2001; 2009) e Martha Abreu (2007), entre outros. A pesquisa que gerou os dados é de caráter quantitativo; o instrumento usa majoritariamente questões na escala Likert e a análise é conduzida por meio de estatística descritiva e o estabelecimento de cruzamentos e correlações. A amostra é composta de estudantes secundários do Brasil, Argentina e Uruguai. Os resultados reforçam a prevalência de perspectivas individualistas em detrimento das coletivas e públicas, e certa dificuldade de relacionar questões sociais do presente com formas de exploração das pessoas do passado. Mas mostram também diferenças significativas entre os jovens dos três países nas formas de avaliar o passado mais recente, em especial com relação aos regimes ditatoriais, respondendo de formas diversas sobre as formas como as sociedades lidam com a memória das violações dos direitos nesses períodos.

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Published
2017-03-14
How to Cite
Duarte, G. R., & Cerri, L. F. (2017). Politização e consciência histórica em jovens brasileiros, argentinos e uruguaios. Dialogos, 16, 229-256. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36063
Section
Educação e Ensino