O rito de nominação numa aldeia Mbyá-Guarani do Paraná

  • Candida Graciela Chamorro Arguello Professora visitante do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora do Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações (Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História).
Palavras-chave: Nome, Mbyá-Guarani, Palavra-alma, Água, Jaxuká

Resumo

O texto é um relato da cerimônia de nominação de crianças na aldeia mbyá-guarani de Palmeirinha, município de Chopinzinho, sudoeste do Paraná. Apresenta dados etnográficos, impressões da pesquisadora e alguns elementos para uma interpretação do ritual. O relato coloca ao alcance dos pesquisadores uma fonte a mais para o estudo comparativo da cultura dos grupos guarani, bem como para a análise do que representram para esses grupos os longos anos de contato com as culturas chamadas ocidentais. ABSTRACT. This text describes the children’s name giving ceremony in the Mbyá-Guarani tribe, in Palmeirinha, in the municipality of Chopinzinho, southwestern state of Paraná. Researcher’s impressions, ethnographic data and some elements necessary to the ceremony comprehension are presented, thus providing another source for comparative cultural studies of Guarani groups and analysis of what the many years of contact with the so-called occidental cultures represent to them.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-06-05
Como Citar
Chamorro Arguello, C. G. (2017). O rito de nominação numa aldeia Mbyá-Guarani do Paraná. Dialogos, 2(1), 201 - 216. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/37490
Seção
Artigos