PARAGUAI, NACIONALISMO E DITADURAS
Resumen
Os artigos da Ceres Moraes e Lorena Soler têm em comum a preocupação com a ditadura de Stroessner. Este é certamente um tema de grande interesse não apenas pelas suas conotações políticas – além de ser uma das mais sanguinárias ditaduras dos tempos modernos –, mas pela sua longevidade. Como a Professora Soler aponta, é um desafio às ciências políticas e à sociologia a explicação deste fenômeno . As autoras abordam a problemática desde ângulos diferentes, mas não antagônicos. Lorena Soler destaca em seu artigo, que a guerra contra a tríplice aliança e as condições políticas anteriores ao conflito propiciaram um conjunto de representações que foram eficazmente utilizadas para legitimar a ditadura de Stroessner. Este reservatório de representações foi mobilizado quando “foi evidente a impossibilidade de instaurar um regime político liberal”. Estas representações, também, “evidenciaram as limitações do regime político e econômico [resultante] da Guerra Grande”. Já Ceres Moraes concentra sua atenção no peso que a interferência dos EUA e o Brasil tiveram na conformação e consolidação da ditadura. Decorrente dos interesses regionais dos Estados Unidos no marco da Guerra Fria e da disputa geopolítica do Estado brasileiro pela hegemonia no Prata, consagrou-se no Estado paraguaio uma orientação decididamente anticomunista e a sua política pendular inclinou-se para o lado do Brasil, desde a década de 1940, e se consolidou durante a ditadura de Alfredo Stroessner.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).