Comunismo e Anticomunismo no jornal Tribuna Criciumense ‒ 1955-1965

  • João Henrique Zanelatto Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Krislaine da Cruz De Campos Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Resumen

O jornal Tribuna Criciumense foi o único impresso publicado na cidade de Criciúma no período deste escrito. Fundado em 1955, ele passou por três fases. Na primeira, produziu um discurso anticomunista, mas de maneira um pouco tímida. Na segunda fase, com curta duração, o impresso passou a valorizar a ideologia comunista e, ao mesmo tempo, a defesa do presidente João Goulart. A última fase foi marcada por ataques violentos contra o comunismo, em defesa do golpe civil-militar e da ditadura implantada. Analisar essas fases e como os discursos anticomunista e pró-comunismo reverberaram no jornal se configura no objetivo deste escrito.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

João Henrique Zanelatto, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Pós-Doutor e Doutor em História, professor do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Membro do Grupo de pesquisa “História Econômica e Social de Santa Catarina”.. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (NUPED).
Krislaine da Cruz De Campos, Universidade do Extremo Sul Catarinense.
Graduada em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Historiadora do Centro de Documentação da UNESC - CEDOC.
Publicado
2018-09-27
Cómo citar
Zanelatto, J. H., & Campos, K. da C. D. (2018). Comunismo e Anticomunismo no jornal Tribuna Criciumense ‒ 1955-1965. Dialogos, 22(2), 98-119. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/39739