A Cooperação Militar entre Brasil e Suriname / Military Cooperation between Brazil and Suriname

  • Paulo Gustavo Pellegrino Correa Universidade Federal do Amapá- UNIFAP
  • Paulo Raul Costa Guerra Universidade Federal do Amapá- UNIFAP

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a cooperação militar entre Brasil e Suriname. Nas últimas décadas a América do Sul tornou-se plataforma estratégica de inserção internacional, modernização da defesa nacional e amadurecimento das relações regionais nos temas de segurança e defesa. Nosso recorte temporal é entre o ano de 1975, ano de independência do Suriname e de inicio de suas relações diplomáticas com o Brasil, até o ano de 2014, final do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. A metodologia consistiu em análise bibliográfica, levantamento e análise dos acordos de cooperação militar entre o Brasil e Suriname, análise documental e de declarações oficiais, discursos e posicionamentos dos atores sociais e políticos da região sobrea cooperação militar. Nossa análise demonstra que mesmo o Suriname apresentando uma baixa interação diplomática com o Brasil, o país ocupa posição de destaque na cooperação militar.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Paulo Gustavo Pellegrino Correa, Universidade Federal do Amapá- UNIFAP
Graduação em Ciências Sociais. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Ciência Política na mesma instituição. Pesquisador visitante na Universidade de Waikato, Nova Zelândia (2012) e Professor Convidado na University of West Indies, 2017. Possui curso de aperfeiçoamento pela National Defense University (EUA) na área de segurança e defesa: "Strategy and Defense Policy" (2008) e "Strategy and International Security Course" (2011). Pesquisador do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas (OBFRON). Tem experiência na área de Ciência Política (Política Externa Brasileira) e Relações Internacionais (Paz, Defesa, e Segurança). Professor de Segurança Internacional e Política Externa Brasileira no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá com pesquisa direcionada às questões de segurança na região das Guianas. Professor efetivo do Mestrado em Estudos de Fronteira (PPGEF) na Universidade Federal do Amapá.
Paulo Raul Costa Guerra, Universidade Federal do Amapá- UNIFAP
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Amapá, pesquisador júnior no Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas (OBFRON).
Publicado
2018-12-21
Cómo citar
Correa, P. G. P., & Guerra, P. R. C. (2018). A Cooperação Militar entre Brasil e Suriname / Military Cooperation between Brazil and Suriname. Dialogos, 22(3), 76-108. https://doi.org/10.4025/dialogos.v22i3.41557