Considerações sobre a construção da história escrita, ensinada e divulgada através da matriz disciplinar de Jörn Rüsen

  • Márcia Teté Ramos Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Matriz disciplinar. História Pública. Ensino de História. História sobrecarregada.

Resumo

Pretende-se discutir a produção da história especializada, da história midiatizada e da história ensinada na interlocução com a matriz disciplinar de Jörn Rüsen. Defende-se que deve haver a fundamentação científica também na construção do conhecimento histórico escolar, para que o senso comum se torne senso crítico. Contrapõe-se aos revisionismos que negam, silenciam, deturpam a história considerada “sobrecarregada” em relação aos indígenas, ao escravismo e à Ditadura Civil-Militar brasileira. Toma como exemplo de história midiática/pública os Guias Politicamente Incorretos, principalmente da História do Brasil, escrito por Leandro Narloch (2011). Conclui que apenas a história construída com base científica pode refletir sobre o presente vivido para interpretar o passado com vistas ao futuro transformado no sentido de afirmar uma sociedade democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Teté Ramos, Universidade Estadual de Maringá
docente do curso de História da Universidade Estadual de Maringá. Docente e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História. Docente do curso de Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina.
Publicado
2018-12-21
Como Citar
Ramos, M. T. (2018). Considerações sobre a construção da história escrita, ensinada e divulgada através da matriz disciplinar de Jörn Rüsen. Dialogos, 22(3), 32-54. https://doi.org/10.4025/dialogos.v22i3.45349