A representação da utopia pervertida em "O homem que amava os cachorros", do escritor cubano Leonardo Padura
Resumo
Em O homem que amava os cachorros, o escritor Leonardo Padura desenvolve uma arquitetura narrativa que chama atenção em um de seus elementos primordiais – o narrador – considerado relevante para a representação do tema a que se propõe: a compaixão, como desdobramento do que o próprio narrador chama de “utopia pervertida”. Limitar-nos-emos, assim, a oferecer uma possível chave de leitura para a interpretação das ações do narrador Iván, que também é personagem protagonista, e das reflexões que ele apresenta em torno dos fatos que narra e que, direta ou indiretamente, estão relacionados ao tema em questão. Entende-se, portanto, que, por essa chave de leitura, é possível perceber a representação de uma condição humana, pela figura do narrador Iván, cuja ótica, em sua relação intrínseca com o lugar que ocupa e representa no espaço-tempo romanesco – Cuba nas décadas de 1970/80/90/2000 – formaliza, estética e dialeticamente, as várias faces da compaixão, inclusive quando trata de outros sentimentos adversos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).