“Entre a cólera e o ódio”: justiça popular e assassinatos no Sudoeste do Paraná (1920-1930)

  • Aruanã Antônio dos Passos

Résumé

O artigo discute a relação entre a justiça e a violência na Região Sudoeste do Paraná nos anos anteriores à “efetiva” colonização da região (1920-1930). Buscamos compreender as relações estabelecidas em um sistema punitivo-repressivo (aparelho judiciário) que conviveu com a violência popular, bem como a forma e as condições dessas relações. Para tanto, a análise do processo contra um habitante da região e seu filho transcorrido em 1920 na Comarca de Clevelândia é capaz de demonstrar as dificuldades que o aparelho judiciário encontrou diante da violência no Interior do Paraná, onde a justiça e a violência mantinham uma relação ambivalente.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Aruanã Antônio dos Passos
Mestre em História pela UFPR. Este texto faz parte de uma pesquisa maior e contou com financiamento do CNPq . Sem as preciosas críticas e indicações da Professora Dra. Marion Brepohl de Magalhães ela não teria se tornado possível. À Professora meu sincero agradecimento.
Publiée
2017-04-16
Comment citer
Passos, A. A. dos. (2017). “Entre a cólera e o ódio”: justiça popular e assassinatos no Sudoeste do Paraná (1920-1930). Dialogos, 13(2), 413 - 419. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36738
Rubrique
Artigos