EMPRESÁRIO FABRIL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: EMPREENDEDORES, IDEOLOGIA E CAPITAL NA INDÚSTRIA DO CALÇADO (FRANCA, 1920-1990)
Resumo
Tese de Doutorado em Sociologia defendida em maio de 2004 na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Campus de Araraquara e desenvolvida com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Por mais que tenham avançado as discussões acerca do tema da industrialização e das origens do empresariado industrial no Brasil, passado um quarto de século o conteúdo crítico de tal ponderação não perdeu totalmente a razão de ser. No caso da dinâmica de industrialização de São Paulo, por exemplo, a idéia de um processo de surgimento e expansão da estrutura fabril baseado no binômio café/indústria continua sendo, como na essência da crítica de Martins, o referencial predominante para a maioria dos estudos realizados. O problema não se situa, certamente, na validade explicativa da interpretação, mas na sua aplicação de forma quase exclusiva na análise dos mais diversos processos de industrialização que tiveram lugar no território paulista ao longo do século XX. Neste aspecto, o risco de que a evidência empírica venha a sucumbir à força de uma teoria já consagrada é uma possibilidade que muitas vezes se comprova na prática, numa espécie de subversão da máxima apregoada por Giovanni Sartori segundo a qual “a lógica não pode substituir a evidência”.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).