As experiências de Flávio de Carvalho na década de 1930, um atravessamento pela decolonialidade

Résumé

Este estudo tem como propósito estabelecer um olhar afetado pela decolonialidade para as ações performativas do multiartista brasileiro Flávio de Carvalho na década de 1930, em São Paulo. Período em que, alinhado às ideias da Antropofagia, o artista promoveu diversas ações que, para além do intuito provocador, parecem revelar o seu ativismo em busca de desvelar os efeitos da colonialidade. Do recorte espaço-temporal estabelecido, destacam-se a Experiência nº2 e o projeto do Teatro da Experiência que serão investigados a partir dos registros (textos e imagens) produzidos e publicados pelo próprio artista.

 

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Biographie de l'auteur

Marta Dantas da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina-PR, BR

Marta Dantas possui graduação e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1997), doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista- UNESP e Université de Lausanne (2003) e pós-doutorado em Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana - USP . Professora associada C do Departamento de Arte Visual e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina UEL. Tem experiência na área de História e Teorias da Arte e Literatura Comparada; atua principalmente nos seguintes temas: surrealismo, arte bruta, experiência limite na arte e na literatura. Membro do GT da ANPOLL "Vertentes do Insólito Ficcional". Autora do livro "Arthur Bispo do Rosário: a poética do delírio". Ed. UNESP, São Paulo, 2009. Atual Diretora da Casa de Cultura da UEL.

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Publiée
2023-09-19
Comment citer
Ribeiro, A. C., & Dantas da Silva, M. (2023). As experiências de Flávio de Carvalho na década de 1930, um atravessamento pela decolonialidade. Dialogos, 27(2), 60-76. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i2.65616