Quando os antigos romanos entram em cena: corpos, vestimentas e masculinidades no cinema

Résumé

Tendo como premissa o campo de estudos de recepção da Antiguidade Clássica, o presente artigo visa examinar a constituição de discursos de poder e masculinidade em três filmes: Spartacus, dirigido por Stanley Kubrick, Gladiator, de Ridley Scott e, Satyricon, de Federico Fellini. A partir de um estudo dos protagonistas dos filmes, da aparência de seus trajes e corpos, dos significados simbólicos de masculinidade e dos embates culturais contemporâneos, discutiremos como os diálogos entre passado e presente não só constroem narrativas hegemônicas de masculinidade como, também, provocam sua desconstrução em âmbito da contracultura dos anos de 1960.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Renata Senna Garraffoni, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba-PR, BR

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora magistério superior (adjunto III) na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: antigüidade clássica, cultura popular, cultura material e literatura latina, gladiadores romanos e releituras do mundo antigo na modernidade. Atua junto ao Centro de Pensamento antigo (CPA) e o Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE), ambos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH), Roman Society for Classical Studies e World Achaeological Congress (WAC). Atualmente é presidente da Associação Paranaense de História (APAH). Currículo Lattes

Maria Claudia Bonadio, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora-MG, BR

Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Estágio pós-doutoral no Museu Paulista da Universidade de São Paulo (2014). Professora Associada da Universidade Federal de Juiz de Fora atuando no curso de Moda e no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens. Desde 2015 é editora da dObra[s] , revista da Associação de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em História e Cultura de Moda do CNPq e curadora de conteúdo do perfil do Instagram @historiadamoda.ufjf.

Références

ANDRADE, Maíra Z. Rebeldia pronta para o consumo: a construção da cultura juvenil no Brasil dos anos 1950-60. Tese (Doutorado em História). Campinas: Unicamp, 2016.

BAECQUE, Antoine de. Projeções: a virilidade na tela. In: COURTINE, Jean-Jaques (Dir.). História da virilidade. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. v. 3: A virilidade em crise.

BERNAL, Martin. Black Athena. The afroasiatic roots of Classical Civilization. New Brunswick: Rutgers University Press, 1987.

BONADIO, Maria Claudia. Moda e Publicidade no Brasil nos anos 1960. São Paulo: nVersos, 2014.

BOLTON, Andrew. Bravehearts: Men in Skirts. London: V&A Publications, 2003.

COELHO, Maria Cecília et al. (Orgs.). Cinema – lanterna mágica da história e da mitologia. Florianópolis: Edufsc, 2009.

COELHO, Maria Cecília. “Five Brazilian Medeas”. Bulletin of the Institute of Classical Studies, v. 2, p. 359-380, 2013.

______. A vida privada de Helena de Tróia nos loucos anos 20 em Hollywood. Classica. São Paulo, v. 26, p. 191-223, 2014.

______. Helena troiana: A fama de um nome e o desejo de vingança no cinema. Artefilosofia. Ouro Preto, v. 20, p. 15-32, 2016.

CORBIN, Alain. A virilidade considerada sob o prisma do naturalismo. In: CORBIN, Alain (Dir)., História da virilidade: O triunfo da virilidade no século XIX. Petrópolis: Editora Vozes, v. 2, p. 13-33, 2013.

COURTINE, Jean-Jacques. Impossível virilidade. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História da virilidade: A virilidade em crise. Petrópolis: Editora Vozes. v. 3, p. 7-10, 2013 (a).

______. Robustez na cultura: mito viril e potência muscular. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História da virilidade: A virilidade em crise. Petrópolis: Editora Vozes, v. 3,p. 554-577, 2013 (b).

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac, 2006.

DRESS. Metropolitan Museum. [s.d.]. Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/145899. Acesso em: 27 maio 2018.

DONYALE LUNA. IMDB. [s.d.]. Disponível em: http://www.imdb.com/name/nm0526021. Acesso em: 27 maio 2018.

DUARTE, André. Vidas em Risco – crítica do presente em Heidegger, Arendt e Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FELLINI, Federico. A arte da Visão – conversa com Goffredo Fofi e Gianni Volpi. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

FRAYLING, Christopher. Blades. In: LANDIS, Deborah (Org.). Hollywood Costumes. London: Victoria & Albert Museum, 2012.

GARRAFFONI, Renata. Satyricon de Petrônio e de Fellini: Aproximações e diálogos. In: FUNARI, Pedro P. A.; FUNARI, Raquel dos S.; CARLAN, Cláudio U. (Orgs.). Cinema e o Mundo Antigo - Antiguidade através da Sétima Arte. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015, p. 95-112.

GARRAFFONI, Renata. Os Madrazo e Fortuny: do neoclássico espanhol à moda italiana. In: CARLAN, Cláudio; FUNARI, Pedro Paulo e SOUZA, Ricardo (Orgs.). História Ibérica: ensino, pesquisa e potencialidades. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 233-253, 2022.

“Gladiador” vence nas bilheterias do Brasil. O Estado de S.Paulo, 15 jul. 2000.

GLADIADOR. Direção: Ridley Scott; Produção: Douglas Wick, David Franzoni, Branko Lustig; Roteiro: David Franzoni, John Logan, William Nicholson; História: David Franzoni. Los Angeles, Londres: Scott Free Productions; Los Angeles: Red Wagon Entertainment. 2000 (155 min.), cor. HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: O breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LA HAYE, Amy; MENDES, Valerie. A moda do século XX. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

HINGLEY, Richard. Roman Officers and English Gentlemen. The Imperial Origins of Roman Archaeology. London: Routledge, 2000.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MACIEL, Luiz Carlos. Anos 60. Porto Alegre: L&PM, 1987.

MARCH, Charlotte. In: The Red List. Disponível em: https://theredlist.com/wiki-2-16-601-793-view-fashion-1-profile-march-charlotte.html. Acesso em: 27 maio 2018.

MORALES, Helen. The history of sexuality. In: WHITMARSH, T. (Org.). The Cambridge Companion to the Greek and Roman Novel. Cambridge: Cambridge University Press, 2008, p. 39-55.

PIERCE, Jerry. To do or die manfully - Performing Heteronormativity in Recent Epic Films. In: CORNELIUS, Michael G. (Ed.). Of Muscles and Men: Essays on the Sword and Sandal Film. Carolina do Norte: Mcfarland, 2011.

POLLINI, Airton. Mergulhar no Satyricon de Fellini: a pintura da tumba do Mergulhador de Paestum e a cena da pinacoteca. História: Questões e Debates. Curitiba, n. 48/49, p. 303-320, 2008.

QUI etês-vous, Polly Magoo? Direção e roteiro: William Klein. Produtor: Robert Delpire. Delpire Productions. Paris, 1966 (102 min), p&b.

RAINHO, Maria do Carmo T. Moda e Revolução nos anos 1960. Rio de Janeiro: Contracapa, 2014.

ROSS, Geoffrey A. (Org.). The day of the Peacock: Style for Men 1963-1973. London: V&A Publishing, 2014.

ROSZAK, Theodore. A contracultura. Petrópolis: Vozes, 1969.

SANT’ANNA, Denise B. de. História da Beleza no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.

SCREEN Test 1, Reel 2 #5. Direção Andy Warhol. Roteiro: Ronald Tavel. 1965 (4 min. aprox.), p&b.

SCREEN Test 1, Reel #9. Direção Andy Warhol. Roteiro: Ronald Tavel. 1965 (4 min. aprox.), p&b.

SETTIS, Salvatore. The future of the classical. Cambridge: Polity Press, 2006.

SILVA, Glaydson José. História Antiga e usos do passado: um estudo de apropriações da Antiguidade sob o Regime de Vichy (1940-1944). São Paulo: Annablume, 2007.

SILVA, Glaydson José; GARRAFFONI, Renata; FUNARI, Pedro Paulo; GRALHA, Julio; RUFINO, Rafael (Orgs.). Antiguidade como presença: antigos, modernos e os usos do passado. Curitiba: Editora Prismas, 2017.

SATYRICON de Fellini. Direção: Federico Fellini; Produção: Alberto Grimaldi; Roteiro: Federico Fellini e Bernardino Zapponi. Roma: Produzioni Europee Associati, 1969 (128 min.), cor. Baseado em "Satyricon" de Petrônio, 60 dC..

SILVA, Glaydson, FUNARI, Pedro Paulo e GARRAFFONI, Renata. Recepções da Antiguidade e usos do passado: estabelecimento dos campos e sua presença na realidade brasileira. Revista Brasileira de História (Online), 40, p. 43-66, 2020. https://doi.org/10.1590/1806-93472020v40n84-03

SILVA, Neemias. Carpe diem: rituais cotidianos no Satyricon – Petrônio e Fellini. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie: São Paulo, 2009.

SPARTACUS. Direção: Stanley Kubrick; Produção: Edward Lewis; Roteiro: Dalton Trumbo. Los Angeles: Universal Studios, 1960 (198 min), cor. Baseado em “Spartacus” de Howard Fast, 1951.

TRAVERSO, Vittoria. How Pants Went From Banned to Required in the Roman Empire. In: Atlas Obscura. 19 sept. 2017. Disponível em: https://www.atlasobscura.com/articles/trousers-pants-roman-history-banned-trajan. Acesso em: 27 maio 2017.

VETRO, Gianluca Lo. Fellini e la Moda – Percorsi di stile da Casanova a Lady Gaga. Milão: Pearson, 2015.

VIGARELLO, Georges. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2006.

WILLER, Claudio. Um obscuro encanto: gnose, gnosticismo e poesia moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

______. Os rebeldes: Geração Beat e anarquismo místico. Porto Alegre: L&PM, 2014.

WILSON, Elizabeth. Enfeitada de Sonhos: moda e modernidade. Lisboa: Edições 70, 1985.

WINKLER, Martin (Org.). Gladiator – film and history. New York: Blackwell Publishing, 2004.

______. Spartacus – film and history. New York: Blackwell Publishing, 2007.

WYKE, Maria. Projecting the past – Ancient Rome and History. London: Routledge, 1997.

Publiée
2023-05-17
Comment citer
Garraffoni, R. S., & Bonadio, M. C. (2023). Quando os antigos romanos entram em cena: corpos, vestimentas e masculinidades no cinema. Dialogos, 27(1), 18-47. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i1.67205