Educação histórica e teoria da história: modos de pensar a história na construção narrativa dos discentes
Abstract
No presente artigo analisaremos as narrativas de alunos do segundo ano dos cursos de História Licenciatura e Bacharelado, da Universidade Federal do Rio Grande, no ano de 2013, na disciplina de Teoria e Metodologia da História II. A problemática proposta em aula aos discentes foi o seguinte questionamento: Como construiriam uma pesquisa a partir de um marco teórico marxista? A partir dessa problemática, os discentes produziram suas narrativas e construíram o material aqui analisado. Portanto, fundamentados nos marcos propostos pela Educação Histórica, em um esforço de sistematizar uma reflexão acerca da análise das ideias tácitas dos alunos sobre seus processos de apropriação da reflexão teórica, nos aproximaríamos das pesquisas que pretendem compreender "a construção do código disciplinar da História" (SCHMIDT, 2010, p. 251). Entretanto, nosso foco apesar de diferente é muito próximo, ainda somos carentes de pesquisas voltadas as formas de aprender História dentro dos cursos superiores de História que formam os futuros historiadores. Sendo assim, a partir da proposta metodológica de Elliot Eisner (1998), empregamos a "indagação qualitativa", que pretende a partir da observação em sala de aula e dos materiais produzidos pelos alunos entender o que os alunos fazem e seus grupos como trabalham com o que aprendem.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).