Hieronymus Bosch: o pincel do imaginário medieval

  • Cristina Ennes da Silva
  • Carlos Eduardo Ströher
  • Cássia Simone Kremer

Abstract

Considerado um dos grandes pintores do final do medievo, Hieronymus Bosch retratou importantes aspectos do imaginário do período entre os séculos XV e XVI. Nesse contexto interessa-nos identificar as permanências da mentalidade medieval no seu tríptico a óleo “O Jardim das Delícias Terrenas”, visto que muitos dos elementos existentes nessa obra baseiam-se em pinturas, textos literários e eclesiásticos conhecidos por seus contemporâneos, acrescidos de simbologias próprias. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise de imagem. Assim, objetivamos compreender as relações entre as descrições e as representações de paraíso e inferno e sua presença nessa obra de Bosch.

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Author Biographies

Cristina Ennes da Silva
Graduando em História pela FEEVALE – Novo Hamburgo/RS. Bolsista de PIBIC/CNPQ.
Carlos Eduardo Ströher
Graduando em História pela FEEVALE – Novo Hamburgo/RS. Bolsista de PIBIC/CNPQ.
Cássia Simone Kremer
Doutora pela PUCRS. Professora de História Medieval do Centro Universitário FEEVALE – Novo Hamburgo – RS.
Published
2017-04-16
How to Cite
Silva, C. E. da, Ströher, C. E., & Kremer, C. S. (2017). Hieronymus Bosch: o pincel do imaginário medieval. Dialogos, 13(2), 349 - 370. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36735
Section
Article