DE ACULTURADO EXÓTICO A RAIZ PROFUNDA: INDIGENISMO E HISTÓRIA INDÍGENA EM NARRATIVAS DE AILTON KRENAK

Abstract

Ao longo da historiografia brasileira se desenvolveram compreensões que ainda estruturam o nosso imaginário sobre o indigenismo e consequentemente sobre a história indígena. Partindo de referenciais da história dos conceitos apresento como proposta metodológica um esquema interpretativo em que três pares de conceitos opositores são apresentados como síntese daquilo que considero como construções mais significativas para o campo semântico do indigenismo no Brasil, ou seja, aquelas ideias que persistem ainda hoje quando tratamos do tema, e que podemos denominar como constructos de tipo colonial. São tais conceitos: 1) civilizados x não civilizados; 2) brasileiros x indígenas; e 3) cidadãos x índios. Para cada um desses pares busco em textos do indígena Ailton Krenak, elementos discursivos para ressignificação de tais leituras, o que possibilita que avancemos no sentido da construção de um conceito emancipatório de indigenismo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografia autore

Cristiane de Assis Portela, Universidade de Brasília- UnB Centro Universitário de Brasília- UniCEUB
Credencial Cristiane Portela Possui Graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2003), Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2006) e Doutorado em História Social pela Universidade de Brasília (2011). É professora do Curso de História do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) desde o ano de 2010, atuando em disciplinas relacionadas ao Ensino de História e História Regional do DF. É docente e pesquisadora colaboradora do Curso de Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB (CDS/ UnB) desde 2011, orientando indígenas e quilombolas acerca de processos de autoria coletiva e protagonismo no âmbito acadêmico e das linguagens audiovisuais. É professora efetiva na Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 2005, trabalhando desde 2014 na TV Educativa da SEDF- Canal E com formação de professores para o uso de mídias educacionais e como produtora de materiais didáticos audiovisuais pautados em pesquisas sobre a História do Distrito Federal.
Pubblicato
2017-09-01
Come citare
Portela, C. de A. (2017). DE ACULTURADO EXÓTICO A RAIZ PROFUNDA: INDIGENISMO E HISTÓRIA INDÍGENA EM NARRATIVAS DE AILTON KRENAK. Dialogos, 21(3), 162-177. Recuperato da https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/39866