A questão sul-africana: literatura, colonialismo e masculinidades em Marie (1912), de H. Rider Haggard
Abstract
O escopo central do artigo converge na análise e problematização das relações entre colonialismo e masculinidade na produção literário-intelectual do romancista H. Rider Haggard (1856-1925), com destaque para seu romance Marie (1912). A narrativa literária cinge elementos da ficção e realidade ao narrar eventos do passado sul-africano, em especial o Great Trek, período de migrações e deslocamentos de colonos bôeres na década de 1830. No cerne de um contexto imaginado com as marcas da violência e do martírio, Haggard retrata a formação de seu protagonista, o caçador Allan Quatermain, de modo a promover figurações de virilidade e heroísmo que atuam como respostas ao que muitos de seus contemporâneos sentem e ressentem como crises da masculinidade no fin-de-siècle. Abstract The South African Question: Literature, Colonialism and Masculinities in H. Rider Haggard’s Marie (1912) The central scope of the article converges in the analysis and problematization of relations between colonialism and masculinity in H. Rider Haggard’s (1856-1925) literary and intellectual production, with emphasis in his romance Marie (1912). The literary narrative deals with elements of fiction and reality by narrating events from South African past, especially the Great Trek, a period of migrations and displacements of Boer colonists during the 1830s. At the heart of a context imagined with violence and martyrdom, Haggard depicts the formation of his protagonist, the hunter Allan Quatermain, in order to promote virility and heroism, which act as answers to what many of his contemporaries feel and resent as crises of masculinity in the fin-de-siècle. Resumen La cuestión sudafricana: literatura, colonialismo y masculinidades en Marie (1912), de H. Rider Haggard La meta central del artículo converge en la análisis y problematización de las relaciones entre colonialismo y masculinidad en la producción literario-intelectual del novelista H. Rider Haggard (1856-1925), con destaque para su romance Marie (1912). La narrativa literaria establece una relación entre elementos de ficción y realidad al narrar eventos del pasado sudafricano, en especial el Great Trek, período de migraciones y desplazamientos de colonos bôeres en la década de 1830. En el corazón de un contexto imaginado con las marcas de la violencia y el el martirio, Haggard retrata la formación de su protagonista, el cazador Allan Quatermain, para promover imágenes de virilidad y heroísmo que actúan como respuestas a lo que muchos de sus contemporáneos sienten y resienten como crisis de la masculinidad en el fin-de-siècle.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).