Angola in the post-civil war face Kiluanje Liberdade and Ondjaki: Oxalá cresçam pitangas (Histórias de Luanda)
Abstract
In this article we discuss the narrative of the documentary Oxalá cresçam pitangas: histórias de Luanda, an Angolan production launched in 2006. We present the representations built by people who give testimonies about themes proposed by the filmakers, which, by highlighting aspects of daily life in Luanda, in the post-civil war contexto, indicate their expectations in relation to that city and country. By producing an exercise of mediation between film and our readers, as they come into contact with the filmic narrative through us, it becomes possible to apprehend the meanings attributed by those who made it.
Downloads
References
ÁFRICAS: CINEMA E REVOLUÇÃO. São Paulo: Buena Onda Produções Artísticas e Culturais, 2016. [Catálogo da mostra cinematográfica realizada no Caixa Belas Artes São Paulo, entre os dias 10 e 23 de novembro de 2016, com curadoria de Lúcia Ramos Monteiro, também organizadora do catálogo].
ANDREW, Dudley. A mobilidade enraizada: contradições do cinema africano. Rebeca, Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 5, n. 2, p. 321-338, 2016. DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.404.
ARANTES, Érika Bastos. Cinema africano e relações étnico raciais: experiências e possibilidades. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História, Florianópolis, 13p., 2015. Disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1433773894_ARQUIVO_CinemaAfricanoerelacoesetnicoraciais.pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.
BAMBA, Mahomed. A recepção do “cinema africano” no Brasil: os micro-espaços de renegociação dos sentidos dos filmes africanos. Revista da Semana da África na UFRGS, Porto Alegre, v. 3, p. 72-81, 2016. Disponível em: https://issuu.com/deds-ufrgs/docs/revista_semana_da___frica_na_ufrgs. Acesso em: 23 jul. 2019.
BAMBA, Mahomed. Introdução: Estudos da recepção e da espectatorialidade cinematográficas: da teoria aos estudos de casos (vice-versa). In: BAMBA, Mahomed (Org.). A recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. Salvador: EDUFBA, p. 9-18, 2013.
BAMBA, Mahomed. Construção de uma narrativa de aprendizagem e mise-en-scène do corpo feminino em Halfaouine e Un été à la Goulette (de Férid Boughedir). In: BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra (Org.). Filmes da África e da diáspora: objetos de discurso. Salvador: EDUFBA, p. 261-288, 2012.
BAMBA, Mahomed. Cinema e recepções transnacionais: estudos das práticas de apropriação simbólica em duas mostras de cinemas africanos no Brasil: Florianópolis e Manaus. Anais do VI ENECULT (Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura). Salvador: FACOM/UFBA, 12p., 2010a. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/wordpress/24227.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.
BAMBA, Mahomed. Papel dos festivais na recepção e divulgação dos cinemas africanos. Afroscreen, Lisboa,18p., 2010b. Disponível em: http://www.buala.org/pt/afroscreen/papel-dos-festivais-na-recepcao-e-divulgacao-dos-cinemas-africanos. Acesso em: 02 dez. 2019.
BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra. Introdução: Filmes da África e da diáspora; imagens, narrativas, músicas e discursos. In: BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra (Org.). Filmes da África e da diáspora: objetos de discurso. Salvador: EDUFBA, p. 9-16, 2012.
BULHÕES, Leandro. Memórias e identidades no cinema em Angola. Palmares, Brasília, n. 8, p. 44-52, 2014. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2014/12/Revista-PALMARES-2014-BAIXA.pdf. Acesso em: 14 maio 2020.
CRUZ, Paula Faccini de Bastos. Oxalá cresçam pitangas: o documentário na história do cinema em Angola. Transversos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 6, p. 8-35, out.-mar. 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/22075. Acesso em: 14 maio 2018.
CRUZ, Paula Faccini de Bastos. Vulnerabilidade, resiliência e identidades: construções narrativas no cinema angolano. Um estudo comparado de Oxalá cresçam pitangas e É dreda ser angolano. Tese (Doutorado em História Comparada). Universidade Federal do Rio de Janeiro, IH, Rio de Janeiro, 2015.
CRUZ, Paula Faccini de Bastos. Caminhos do cinema angolano: uma análise crítica das principais obras sobre produção cinematográfica de Angola. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio, Rio de Janeiro, 10p., 2012a. Disponível em: http://www.encontro2012.rj.anpuh.org/resources/anais/15/1338221255_ARQUIVO_trabalhocompletoANPUH.pdf. Acesso em: 14 maio 2020.
CRUZ, Paula Faccini de Bastos. Filme em debate: Ondjaki fala de sua obra Oxalá cresçam pitangas. História Oral, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 243-257, 2012b. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op=view&path%5B%5D=268. Acesso em: 05 dez. 2019.
ESTEVES, Ana Camila; LIMA, Morgana Gama de. Abordagens possíveis para os cinemas africanos – questões de visibilidade. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Joinville, 16p, 2018. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-2049-1.pdf. Acesso em: 27 jun. 2019.
FERRO, Marc. Cinema e história. In: BURGUIÈRE, André (Org.). Dicionário das ciências históricas. Rio de Janeiro: Imago, p. 149-152, 1993.
FREITAS, Enio de. História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
GONÇALVES, Antonio. Intervalo com jindungu kabombo. s/d. Disponível em: http://www.poetenladen.de/pitangas/antonio-goncalves-original.php. Acesso em: 10 set. 2019.
KORNIS, Mônica Almeida. História e cinema: um debate metodológico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 237-250, 1992.
LÁZARO, Gilson; SILVA, Osvaldo. Hip-Hop em Angola: o rap de intervenção social. Cadernos de Estudos Africanos, Lisboa, n. 31, p. 41-67, 2016. Disponível em: http://journals.openedition.org/cea/2013. Acesso em: 30 abr. 2019.
LEAL RIESCO, Beatriz. Historia y ansiedades de la crítica de los cines africanos a través de la persona y la obra de Med Hondo. El futuro del passado, Salamanca, n. 5, p. 163-187, 2014. Disponível em: https://www.elfuturodelpasado.com/ojs/index.php/FdP/article/view/180. Acesso em: 10 set. 2019.
LEAL RIESCO, Beatriz. A caminho de um amadurecimento na utilização da música no cinema africano: Sembene, Sissako e Sené Absa. In: BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra (Org.). Filmes da África e da diáspora: objetos de discurso. Salvador: EDUFBA, p. 101-128, 2012.
LIMA, Morgana Gama de. Que cinema africano? Uma reflexão conceitual. Perspectiva Histórica, Salvador, n. 13, p. 163-187, 2019. Disponível em: http://www.perspectivahistorica.com.br/revistas/1563934234.pdf. Acesso em: 30 set. 2020.
MACEDO, Tânia. Luanda: literatura, história e identidade de Angola. In: Selma Pantoja (Org.). Identidades, memórias e histórias em terras africanas. Brasília: LGE Editora; Luanda: Nzila, p. 39-55, 2006.
MARTINS, Charles Douglas. As novas representações do cinema angolano: narrativas e produção de alteridades. 2014. 105 fls. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, PPGA, Recife, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18297. Acesso em: 25 jul. 2019.
MATTOS, Tetê. Festivais para quê? Um estudo crítico sobre festivais audiovisuais brasileiros. In: BAMBA, Mahomed (Org.). A recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. Salvador: EDUFBA, p. 117-131, 2013.
MELO, Cristina Teixeira Vieira de. O documentário como gênero audiovisual. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 5, n. 1-2, p. 23-38, 2002. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24168. Acesso em: 14 maio 2020.
MORETTIN, Eduardo Victorio. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 38, p. 11-42, 2003.
NAPOLITANO, Marcos. Variáveis do filme histórico ficcional e o debate sobre a escritura fílmica da história. História: Questões & Debates, Curitiba, v. 70, n. 1, p. 12-44, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v00i0.000000
NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a História depois do papel. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.). Fontes históricas. 2. ed. 2. reimpr. São Paulo: Contexto, p. 235-289, 2010.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
ODIN, Roger. Filme documentário, leitura documentarizante. Significação: Revista de cultura audiovisual, São Paulo, v. 39, n. 37, p. 10-30, 2012. Disponível em: Vista do Filme documentário, leitura documentarizante (usp.br). Acesso em: 14 maio 2020.
OLIVEIRA, Jusciele Conceição Almeida de; RIBEIRO, Maria de Fátima Maia. O filme Nha Fala: musical guineense de múltiplos trânsitos. In: BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra (Org.). Filmes da África e da diáspora: objetos de discurso. Salvador: EDUFBA, p. 129-153, 2012.
OXALÁ CRESÇAM PITANGAS [Histórias de Luanda]. Documentário (2006). Direção, roteiro e produção: Kiluanje Liberdade e Ondjaki. Angola; Portugal. DVD (62 min.).
PENAFRIA, Manuela. Análise de filmes: conceitos e metodologia(s). Atas do VI Congresso SOPCOM (Associação portuguesa de ciências da comunicação), Viseu, 10p, 2009. Disponível em: www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf. Acesso em: 26 maio 2020.
PEREIRA, Lara Rodrigues; SILVA, Cristiani Bereta da. Como utilizar o cinema em sala de aula? Notas a respeito das prescrições para o ensino de História. Espaço pedagógico, Passo Fundo, v. 21, n. 2, p. 318-335, 2014. Disponível em: www.upf.br/seer/index.php/rep. Acesso em: 18 maio 2020.
PEREIRA, Libânia Alexandra Matos da Costa. O documentário, o real e o ponto de vista. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho. Braga, 2011. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/41008. Acesso em: 14 maio 2020.
PIÇARRA, Maria do Carmo. Imaginar Angola: o nascimento de uma nação no cinema. (OBS*) Observatório, Lisboa, v. 14, n.1, p. 65-78, 2020. Disponível em: http://obs.obercom.pt/index.php/obs/issue/view/70. Acesso em: 05 jul. 2020.
PIMENTA, João Paulo et. al. A Independência e uma cultura de história no Brasil. Almanack, Guarulhos, n. 8, p. 5-36, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-463320140801.
SABINE, Mark. Reconstruindo o corpo político de Angola: projeções globais e locais da identidade e protesto em O Herói. In: BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra (Org.). Filmes da África e da diáspora: objetos de discurso. Salvador: EDUFBA, p. 43-74, 2012.
SALLES, João Moreira. A dificuldade do documentário. Encontro da ANPOCS, Caxambú, 14 p, 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/13347864/A_dificuldade_do_document%C3%A1rio. Acesso em: 28 maio 2020.
SANTOS, Júlio Cesar dos. A quem interessa um “cinema negro”? Revista da ABPN, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 98-106, 2013. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/238/214. Acesso em: 09 jul. 2020.
SILVA, Antônio Márcio da. A experiência angolana de guerra e paz: um olhar por meio da representação fílmica de Luanda em Na Cidade Vazia (2004), de Maria João Ganga, e em O Herói (2004), de Zezé Gamboa. In: BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra (Org.). Filmes da África e da diáspora: objetos de discurso. Salvador: EDUFBA, p. 19-42, 2012.
SILVA, Edlene Oliveira. O cinema na sala de aula: imagens da Idade Média no filme Cruzada, de Ridley Scott. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 57, p. 213-237, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v57i2.30561
SORLIN, Pierre. Indispensáveis e enganosas, as imagens, testemunhas da história. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 81-95, 1994.
SOUZA, Gustavo. O ponto de vista no documentário. Significação: Revista de cultura audiovisual, São Paulo, v. 40, n. 39, p. 167-177, 2013. Disponível em: Vista do O ponto de vista no documentário (usp.br). Acesso em: 14 maio 2020.
TROMBINE, Julia Dorneles; CHAMIS, Luiza Duarte de Giacomo; MOMBELLI, Neli Fabiane. Documentário e a busca pela representação da realidade. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, Porto Alegre, 12 p, 2019. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/sul2019/resumos/R65-0693-1.pdf. Acesso em: 26 maio 2020.
VENTURA, Hélio Lúcio dos Reis; OLIVEIRA, Samuel Silva Rodrigues; BORGES, Roberto. Cinema negro na educação antirracista: uma possibilidade de reeducação do olhar. Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 294-303, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/50008. Acesso em: 09 out. 2020.
ZENUN, Maíra. Cinemas africanos: apontamentos sobre uma luta por autorrepresentação. Perspectiva Histórica, Salvador, n. 13, p. 141-161, 2019. Disponível em: http://www.perspectivahistorica.com.br/revistas/1563934159.pdf. Acesso em: 30 jul. 2019.
Copyright (c) 2023 Diálogos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).










