A ciência se arroja de senhoria da lavoura: os primeiros passos para a consolidação da agricultura científica na produção açucareira brasileira (1889-1930)

  • Roberta Barros Meira Univille

Résumé

O artigo aborda as mudanças ocorridas na lavoura açucareira brasileira por meio da introdução de novas técnicas de cultivo durante a Primeira República, promovendo o que seria denominada na época de agricultura científica ou moderna. O trabalho não se restringe a examinar o fortalecimento do papel dos agrônomos na formação das bases de uma agricultura moderna, mas volta também o seu foco para a posição ocupada pelos produtores de açúcar na descomposição da herança colonial que ainda era profundamente vivenciada no meio rural, por meio da análise dos periódicos, dos relatórios técnicos, da fala de estadistas, dos discursos defendidos pelos produtores de açúcar nos congressos agrícolas etc. Também se discute os interesses dos atores que procuraram reorganizar as práticas agrícolas e se analisam os debates sobre as dificuldades e os avanços do processo de modernização agrícola nas primeiras décadas da República.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Roberta Barros Meira, Univille
Professora do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille, Joinville/SC, Brasil.
Publiée
2016-10-28
Comment citer
Meira, R. B. (2016). A ciência se arroja de senhoria da lavoura: os primeiros passos para a consolidação da agricultura científica na produção açucareira brasileira (1889-1930). Dialogos, 18(2), 795-826. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/34055
Rubrique
Artigos