O valor das humanidades em um tempo técnico-científico

  • Thiago David Stadler UFPR
Palavras-chave: Ciências, humanidades, utilidade

Resumo

Neste artigo nos propomos a analisar algumas questões em torno da noção de utilidade e serventia das ditas humanidades. O pensar não vinculado a um pronto utilitarismo é sinônimo de inutilidade? Para responder a esta questão levantamos certos aspectos históricos que fundamentam o automático vínculo entre a utilidade e as ciências e a desvalorização dos saberes que não produzem um produto imediato. Não se trata de um manifesto contra as ditas ciências duras nem de um panegírico às humanidades. São reflexões que recolocam a questão dos estudos humanísticos como parte integrante dos saberes contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago David Stadler, UFPR
Doutor em História. Professor Adjunto do Colegiado de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná campus União da Vitória. Professor efetivo do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO). Pesquisador do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED-)
Publicado
2016-12-17
Como Citar
Stadler, T. D. (2016). O valor das humanidades em um tempo técnico-científico. Dialogos, 20(2), 205 - 217. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/34577