Considerações sobre a retórica musical nos séculos XVII E XVIII e sua aplicabilidade na Sarabande de G. F. Händel

  • Flávio Apro UEM
Palavras-chave: música, retórica musical, doutrina dos afetos, música barroca, música renascentista

Resumo

O artigo focaliza como os arquétipos da retórica clássica foram adaptados e praticados pelos músicos renascentistas e barrocos. A abordagem do contexto retórico ilustrará como funcionavam o sistema de regras da retórica, sua sistematização e seus gêneros. A delimitação do contexto sociocultural permitirá uma interlocução entre os estudos nas áreas de música e história. As diferenças estilísticas serão abordadas no uso da retórica clássica em diferentes lugares da Europa Ocidental. O artigo traz uma exemplificação prática do sistema retórico musical sobre uma obra de G. F. Händel.

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Publicado
2017-03-16
Como Citar
Apro, F. (2017). Considerações sobre a retórica musical nos séculos XVII E XVIII e sua aplicabilidade na Sarabande de G. F. Händel. Dialogos, 15(2), 337-357. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36203
Seção
Artigos