As luzes da civilização: Rousseau e Voltaire, da linguagem ficcional à interpretação do mundo histórico
Resumen
Dissertação de mestrado defendida em outubro de 2002, junto ao Programa Associado de Pós-Graduação em História UEM/UEL. As Luzes da civilização é o resultado do desejo de contribuir duplamente para o aprimoramento da compreensão sobre os textos de Rousseau e de Voltaire: por um lado, salientando as idiossincrasias e as especificidades da obra individual de cada um e, por outro, não somente tomando os dois escritores de forma isolada, mas também os confrontando como co-participantes do Iluminismo, um movimento intelectual que colocou em pauta uma série de questões fundamentais que os filósofos setecentistas procuraram debater. Assim a dissertação se ocupa, sobretudo, das idéias a respeito do tema que se constituiu em uma das pedras angulares do pensamento iluminista: a civilização. Correlata de palavras como progresso e esclarecimento, sinônima de polidez e refinamento, oposta, enfim, à barbárie e à selvageria, a civilização perpassou os debates nos salões da França setecentista, as discussões nos gabinetes dos administradores do reino, bem como o conteúdo das inúmeras obras escritas pelos adeptos das Luzes. A polissemia do termo foi acentuada ainda mais pelos diferentes sentidos atribuídos a ele no interior desses ambientes, pois a crítica da civilização não se fez em direção a um consenso final, mas deu origem a interpretações diversas e às vezes conflitantes. Neste sentido, comparar as concepções sobre a civilização de indivíduos tão díspares como Rousseau e Voltaire permite adentrar esse campo de significados por uma via privilegiada, rumo à compreensão de algumas questões basilares do universo intelectual do Iluminismo.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).