REPRESSÃO POLÍTICA NA TERRA DAS ARAUCÁRIAS: A OPERAÇÃO MARUMBI EM 1975 NO PARANÁ
Résumé
Dissertação defendida em 2006, sob a orientação do Prof. Dr. Angelo Priori. Trazer à superfície o período assinalado pela presença dos militares na condução dos assuntos políticos brasileiros apresenta-se atual e de fundamental relevância para compreender uma parte do passado recente do país, tendo-se em vista que os caminhos para a elucidação dos fatos constituem, ainda, fontes inesgotáveis de debates. Nesse período histórico as liberdades democráticas, as mais básicas, foram suprimidas. Teoricamente, por outro lado, os presidentes militares diziam governar em nome da democracia, reafirmando a realização de ações e a adoção de comportamentos democráticos. Entretanto, a defesa da democracia, segundo o general-presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo, ocorreria mesmo que para isso fosse necessário “prender e arrebentar” (AQUINO, 2000, p. 272). Literalmente, “prender e arrebentar” não eram atributos e continuam não sendo qualidades da democracia, porém a manutenção do fictício governo democrático era articulada por um regime de exceção e por mecanismos de repressão que procuravam silenciar a oposição política. Nesse sentido, as atenções desta pesquisa se voltaram especialmente para a ocasião em que foi montada e colocada em funcionamento uma operação policial-militar conhecida como Operação Marumbi, no ano de 1975, no Estado do ParanTéléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).