A Guerra Fria e o inimigo comunista nas telas de cinema norte-americanas dos anos 1980
Resumen
A última década da Guerra Fria foi turbulenta. Seu início apresentou tensão comparável àquela existente nos anos 1950 e princípio dos 1960. A partir de meados dos anos 1980, entretanto, houve distensão, o fim da Guerra Fria e a desintegração do próprio sistema internacional bipolar de poder. O cinema, como outras formas de produção cultural, foi instrumento de propaganda e mobilização durante toda a Guerra Fria. O objetivo deste artigo é analisar como a Guerra Fria se apresentou nos filmes de maior bilheteria nos EEUU na década de 1980. O inimigo comunista é examinado nesses longas-metragens tendo como base a retórica reaganista do período. Abstract The Cold War and the Communist Enemy on the US Movie Theater Screens in the 1980s The last decade of the Cold War was a turbulent one. Its beginning showed tension comparable to that of the 1950s and early 1960s. As of the mid-1980s, however, there was a détente, the end of the Cold War and the collapse of the bipolar international power system. Movies, like other forms of cultural production, were tools for propaganda and mobilization throughout the Cold War. The purpose of this paper is to analyze how the Cold War was shown in the 1980s movies with the highest box-office sales in the US. The Communist enemy is examined in these feature films according to the Reaganist rhetoric of the period. Resumen La Guerra Fría y el enemigo comunista en los cines norteamericanos de los años 1980 La última década de la Guerra Fría fue turbulenta. Su inicio presentó una tensión comparable a la existente en los años 1950 y principios de los años 1960. Sin embargo, a partir de mediados de los años 1980, hubo distensión, el fin de la Guerra Fría y la desintegración del propio sistema internacional bipolar de poder. El cine, como otras formas de producción cultural, fue instrumento de propaganda y movilización durante toda la Guerra Fría. El objetivo de este artículo es analizar cómo la Guerra Fría se presentó en las películas de mayor taquilla en EEUU en la década de los 80'. El enemigo comunista es examinado en esos largometrajes, teniendo como base la retórica reaganista del períodoDescargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).