Poética del Mangue – el tono y el trazo: diálogo entre Brancura y Lasar Segall

Palabras clave: Blancura, Lasar Segall, Zona do Mangue, Decolonialidad

Resumen

Este artículo propone una interlocución entre dos sambas de Sylvio Fernandes Lima, conocido como Brancura, de Estácio de Sá, y dos grabados del artista Lasar Segall, tomando como referencia espacial la famosa Zona do Mangue, en Río de Janeiro en la década de 1920. Los artefactos artístico-culturales se analizan a partir de la noción de colonialidad del poder y resistencia al poder a través del arte ejemplificada en las sambas de Brancura y los grabados de Lasar Segall. El concepto de decolonialidad, presentado por Anibal Quijano (2005), servirá como referencia teórica en articulación con las nociones de blancura, resistencia y malandragem.

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Biografía del autor/a

Gladir da Silva Gabral, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Criciúma-SC, BR

Possui graduação em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1991), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa e Norte-Americana, mas atua também na área de Teoria Literária e no Mestrado em Educação. Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: educação e identidade cultural, literatura, linguagem e escrita de si. Já foi presidente do Conselho Editorial da Unesc (2000-2010). Está ligado ao Imaginative Education Research Group (IERG), com sede em Vancouver, no Canadá, e ligações com pesquisadores de vários países. Participa também do Littera: Correlações entre Cultura, Processamento e Ensino: a Linguagem em Foco, grupo de pesquisa inscrito no Diretório de Grupos do CNPq. Parecerista da revista International Journal of Education Through Art, uma revista interdisciplinar publicada em Bristol (UK) focada na intersecção entre educação e arte. É membro do Comitê Gestor do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, da Unesc.

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Publicado
2023-09-19
Cómo citar
Garcia Nunes, L., & da Silva Gabral, G. (2023). Poética del Mangue – el tono y el trazo: diálogo entre Brancura y Lasar Segall. Dialogos, 27(2), 1-21. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i2.68938