CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS ACERCA DA CONCEPÇÃO DE INSTITUIÇÃO E DE HISTÓRIA ECONÔMICA EM DOUGLASS NORTH

  • Carolina Miranda Cavalcante Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: história econômica, cliometria, instituições, metodologia econômica, realismo crítico

Resumo

O objetivo do artigo é a avaliação metodológica das contribuições de Douglass North no que concerne às instituições e à história econômica. A análise metodológica da proposta de North será realizada com recurso aos debates em Filosofia da Ciência, que se refletem não apenas nas discussões em metodologia econômica, mas também na construção teórica em Economia. Além disso, às já conhecidas correntes de pensamento em Filosofia da Ciência (positivismo lógico, Popper e teóricos do crescimento do conhecimento) incluo as contribuições do realismo crítico, tal qual expostas por Tony Lawson.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Miranda Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Leciono as disciplinas "Economia Política" e "Economia Institucional" na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Faço parte do Departamento de Direito Social e Econômico. Sou formada (graduação, mestrado e doutorado) em Ciências Econômicas pela UFF. Minhas áreas de interesse e pesquisa são: Filosofia da Ciência, com ênfase nos debates que vão do positivismo lógico ao realismo crítico, e História do Pensamento Econômico, com ênfase no Institucionalismo Americano e na Nova Economia Institucional.
Publicado
2019-06-13
Como Citar
Cavalcante, C. M. (2019). CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS ACERCA DA CONCEPÇÃO DE INSTITUIÇÃO E DE HISTÓRIA ECONÔMICA EM DOUGLASS NORTH. A Economia Em Revista - AERE, 26(1), 23-36. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/50196
Seção
Artigos