Risco-País Brasileiro no período 2002-2010: uma análise macroeconômica e econométrica por meio da metodologia VAR (vetor-autoregressivo)

  • Elena Soihet Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Tiago Costa Ribeiro BNDES
  • Marco Aurelio Safins Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Risco–país, reputação, fundamentos econômicos.

Resumo

O objetivo desse trabalho é buscar compreender os determinantes do risco-país para o Brasil no período 2002-2010, fase em que vigorou o governo Lula. Para isso, foi construído um modelo tipo VAR (Vetores Auto- Regressivos) capaz de verificar, a consistência das relações entre as variáveis macroeconômicas e o risco-país brasileiro no período, usando como referência o Emerging Market Index Plus Brasil (EMBI+). O critério de escolha para o período da análise tem motivação histórica e política. O período que se inicia em janeiro de 2002 é acima tudo um momento de transição política. Nesse ano o país conhece seu novo presidente que tomaria posse em janeiro de 2003 e ficaria na presidência até 2010. Na conclusão observamos que as variáveis mais significativas para explicar o risco país foram aquelas que representam o histórico, os fundamentos (inflação e dívida pública), a taxa Selic e as condições de liquidez do mercado internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elena Soihet, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora Adjunta de Ciências Econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Area: Macroeconomia e Economia Monetária

Departamento de História e Economia

Tiago Costa Ribeiro, BNDES

Analista Financeiro do BNDES-FAPES

Bacharel em Economia UFRRJ

Marco Aurelio Safins, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto da UFF de Estatística

Publicado
2016-06-13
Como Citar
Soihet, E., Ribeiro, T. C., & Safins, M. A. (2016). Risco-País Brasileiro no período 2002-2010: uma análise macroeconômica e econométrica por meio da metodologia VAR (vetor-autoregressivo). A Economia Em Revista - AERE, 23(2), 39-56. https://doi.org/10.4025/aere.v23i2.18676
Seção
Artigos