TEORIA, APLICAÇÃO E LIMITAÇÕES DA PERSPECTIVA CLÁSSICA DA DEMANDA DO CONSUMIDOR: UM EXERCÍCIO EMPÍRICO DO MÉTODO DO MULTIPLICADOR DE LAGRANGE PARA AS CIDADES DE SÃO PAULO E VITÓRIA

  • Fernando Henrique Taques Mestre em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/SP)
  • Marcelo Balloti Monteiro Mestre em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Douglas Alcantara Alencar Doutorando em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) - UFMG
Palavras-chave: Demanda, Teoria do Consumidor, Multiplicador de Lagrange

Resumo

Esse artigo emprega uma análise para o Brasil em termos de estudo relacionado à teoria do consumidor. O principal objetivo da pesquisa é analisar os fundamentos clássicos da teoria microeconômica sobre a demanda e demonstrar através de um exercício empírico contendo a aplicação do método de otimização do multiplicador de Lagrange. Para tanto, a análise parte de dados de preços de treze itens compreendidos na cesta básica nacional definida pelo DIEESE e também da renda domiciliar per capita média do quintil mais pobre da população, cuja fonte é o IBGE, para as cidades de Vitória e São Paulo, no período entre 1991 e 2000. Ademais, também é alvo de análise limitações com relação à fundamentação teórica desenvolvida pela perspectiva clássica. As evidências indicam que o método auxilia na compreensão de relações envolvendo preços dos bens e a restrição orçamentária, porém apresenta limitações principalmente no fundamento de homogeneidade dos agentes econômicos (consumidores) e dificuldade para trabalhar com a economia em sua completude diante de sua complexidade e diversidade.

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Publicado
2016-09-01
Como Citar
Taques, F. H., Monteiro, M. B., & Alencar, D. A. (2016). TEORIA, APLICAÇÃO E LIMITAÇÕES DA PERSPECTIVA CLÁSSICA DA DEMANDA DO CONSUMIDOR: UM EXERCÍCIO EMPÍRICO DO MÉTODO DO MULTIPLICADOR DE LAGRANGE PARA AS CIDADES DE SÃO PAULO E VITÓRIA. A Economia Em Revista - AERE, 24(1), 51-63. https://doi.org/10.4025/aere.v24i1.25025
Seção
Artigos