MULHERES, MÃES E CONSUMIDORAS

O CONSUMO DE GESTANTES, PUÉRPERAS E MÃES DE CRIANÇAS NO PRIMEIRO ANO DE VIDA – UM ESTUDO DE CASO

  • Natânia Silva Ferreira Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCEC - UESC) https://orcid.org/0000-0001-7294-1959
  • Nathalí Aparecida Ferreira Silva Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
Palavras-chave: Consumo, Economia, Gestantes, Puérperas, Mães

Resumo

Consumo é uma categoria econômica, mas o termo pode ser compreendido também como de ordem social e cultural. O consumo de diferentes grupos de pessoas varia não apenas pela condição financeira, mas tem relação com a cultura à qual os referidos grupos estão inseridos e com as transformações sociais do entorno destes grupos. Ainda, o consumo de grupos distintos pode ser associado à utilidade e ao bem-estar que tal consumo proporciona. Este trabalho objetiva entender transformações em costumes de consumo de um estrato específico: gestantes, puérperas e mães de crianças com até um ano de idade. A principal fonte de pesquisa foi um questionário aplicado, por meio do qual se coletaram dados e informações para a composição do artigo. Observou-se que as transformações no consumo do grupo podem ser associadas à utilidade e ao bem-estar, e possuem relação não só com a renda, mas com a cultura e com influências sociais.

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Biografia do Autor

Natânia Silva Ferreira, Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCEC - UESC)

Docente do Departamento de Ciências Econômicas (DCEC) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Nathalí Aparecida Ferreira Silva, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

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Publicado
2023-12-27
Como Citar
Silva Ferreira, N., & Aparecida Ferreira Silva, N. (2023). MULHERES, MÃES E CONSUMIDORAS. A Economia Em Revista - AERE, 31(2). https://doi.org/10.4025/econrev.v31i2.67185
Seção
Artigos