ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA SOB O REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO PARA AS ECONOMIAS DO BRASIL E EUA.

  • Danielle da Silva Viana Economista formada pela Universidade Federal do Pará
  • Douglas Alcantara Alencar Professor do departamento de economia da Universidade Federal do Pará
  • Fernando Henrique Taques Doutorando em administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Abstract

Em 1999, em linha com o término da âncora cambial do Plano Real, o Brasil adere ao regime de metas de inflação alicerçado na perspectiva de garantir baixas taxas de inflação e o crescimento econômico. Em um contexto de crise financeira, como ocorreu em 2007 no Brasil e nos Estados Unidos, nos últimos anos observou-se uma busca por um instrumento que garantisse a condução da política econômica e que sustentasse a estabilidade financeira e de preços. Além disso, observou-se a partir das teorias novo-clássica, novo-keynesiano e pós-keynesiano a demonstração da concepção de cada um em relação ao regime de metas. Assim, tendo em vista essas questões, o objetivo desta pesquisa é identificar se após a crise financeira iniciada em 2007, novos instrumentos de política macroeconômica foram utilizados sob o Regime de Metas de Inflação. Com um método de pesquisa alicerçado na fundamentação teórica, o presente trabalho está baseado na leitura de textos e revisão bibliográfica que tratam do regime de metas de inflação. Desse modo, tornou-se propício observar os fatos e as variáveis macroeconômicas por meio do levantamento de dados, como a taxa de juros (SELIC), a taxa de câmbio, a inflação, o produto interno bruto (PIB) e o desemprego para o período de 1999 a 2015. Por fim, os resultados encontrados são o surgimento dos seguintes instrumentos macroeconômicos: nos Estados Unidos, o Quantitative Easing (QE) e no Brasil, a meta de inflação passa a ser de médio prazo, e não ano calendário como antes da crise.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2019-03-11
How to Cite
Viana, D. da S., Alencar, D. A., & Taques, F. H. (2019). ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA SOB O REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO PARA AS ECONOMIAS DO BRASIL E EUA. A Economia Em Revista - AERE, 26(2), 29-39. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/50204
Section
Artigos