MEDIDAS INSTITUCIONAIS E ESTÍMULOS INOVATIVOS AO SETOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS: um estudo entre os anos 1950-2014 à luz das políticas públicas brasileiras.

  • William José Borges Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Silvio Antonio Ferraz Cario UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)
  • JOSE PAULO DE SOUZA Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumen

A partir das orientações teóricas neo-schumpeteriana e institucionalista, discutem-se os avanços do setor de máquinas e equipamentos agrícolas no Brasil. Em termos metodológicos, desenvolve-se uma abordagem qualitativa e utiliza-se de dados secundários do período de 1950-2014. Os resultados apontam que os processos de mudança institucional e inovativa seguiram orientação voltada ao desenvolvimento do setor agrícola. Foram adotadas medidas institucionais voltadas à oferta de crédito agrícola, políticas de promoção à educação, pesquisa e extensão rural e incentivos aos segmentos industriais vinculados ao setor primário. Ao longo do tempo, o setor de máquinas e equipamentos se desenvolveu e consolidou como principal fornecedor interno desses produtos, marcados por nível elevado de sofisticação tecnológica.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

William José Borges, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Administração

Gestão da produção

Publicado
2018-12-13
Cómo citar
Borges, W. J., Cario, S. A. F., & SOUZA, J. P. D. (2018). MEDIDAS INSTITUCIONAIS E ESTÍMULOS INOVATIVOS AO SETOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS: um estudo entre os anos 1950-2014 à luz das políticas públicas brasileiras. A Economia Em Revista - AERE, 26(3), 25-41. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/50212
Sección
Artigos