ESTRUTURA E MODELO DO ACESSO A MEDICAMENTOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL

  • Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

   Este artigo analisa a estrutura do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), tendo por base as dimensões propostas no modelo da Organização Mundial da Saúde em conjunto com a Management Sciences for Health. Discute conceitos e abordagens do papel do Estado na perspectiva do desenvolvimento econômico, modelos de acesso a medicamentos e indicadores do setor saúde no contexto do desenvolvimento econômico no Brasil. Ao caracterizar o PFPB, identificaram-se elementos alinhados às dimensões disponibilidade, aceitabilidade, acessibilidade geográfica e poder de compra. A estratégia do Programa Aqui tem Farmácia Popular (PAFP) mostrou-se ser econômica, justificando manter-se como estratégia prioritária do Estado. Entretanto, há limitações a serem consideradas para que tenha melhor desempenho no que se propõe, em especial, em relação à dimensão do poder de compra da farmácia privada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora em Economia do Desenvolvimento pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Sistemas de Informações para apoio à tomada de decisões com ênfase em Modelagem de Sistemas (2009). Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde - IATS e integrante do Núcleo de Empreendedorismo da UFRGS.
Published
2015-11-23
How to Cite
Carraro, W. B. W. H. (2015). ESTRUTURA E MODELO DO ACESSO A MEDICAMENTOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL. A Economia Em Revista - AERE, 22(2), 175-190. https://doi.org/10.4025/aere.v22i2.24426
Section
Artigos