Um estudo sobre a localização industrial do estado de São Paulo

  • Diego Figueiredo Dias
  • Alexandre Florindo Alves UEM - Maringá

Abstract

O presente artigo objetivou analisar a localização industrial paulista através do valor adicionado fiscal municipal para o ano de 2005, utilizando técnicas de econometria espacial. Pretendeu-se verificar o comportamento de elementos espaciais, como a autocorrelação espacial e a heterogeneidade espacial. Buscou-se relacionar a localização da indústria com variáveis explicativas como o nível de educação, custo de transporte e investimentos públicos para a atração de indústrias. Com o intuito de verificar a existência de clusters utilizou-se o I de Moran local e percebeu-se a presença de dois clusters do tipo alto-alto, sendo um na região metropolitana de São Paulo e o outro na região de Campinas. Foi verificada também a presença de clusters do tipo baixo-baixo, o primeiro formado por municípios do Sudoeste paulista, o segundo pelo Oeste e Noroeste paulista.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alexandre Florindo Alves, UEM - Maringá
Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Agronegócio, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Cadeias Produtivas, Desenvolvimento Econômico, Comercialização Agrícola e Mercados Futuros.
Published
2012-07-05
How to Cite
Dias, D. F., & Alves, A. F. (2012). Um estudo sobre a localização industrial do estado de São Paulo. A Economia Em Revista - AERE, 19(1), 19-30. https://doi.org/10.4025/aere.v19i1.17832
Section
Artigos