A visão clássica da ameaça do desemprego tecnológico

  • Joaquim Miguel Couto UEM
  • Carlos Eduardo de Freitas UFMT
  • Ana Cristina Lima Couto UEM

Resumen

A questão do desemprego tecnológico preocupou a mente de dois dos maiores pensadores da ciência econômica: David Ricardo e Karl Marx. Ambos acreditaram que a introdução de novas máquinas poderia causar uma situação de desemprego crônico durante certo período de tempo, prejudicial a classe trabalhadora. O movimento luddita do início do século XIX deixou claro que o desemprego tecnológico era um fenômeno real. No entanto, os autores reconheceram que o desemprego tecnológico poderia ser evitado caso novos investimentos absorvessem a mão-de-obra dispensada pela introdução de nova maquinaria. Ou seja, tudo dependeria da velocidade do desenvolvimento da tecnologia e do crescimento da economia, aliada ainda ao crescimento da população e da redução da jornada de trabalho.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo de Freitas, UFMT
Possui graduação (2007) em Ciências Econômicas e mestrado (2010) em Teoria Economia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Maringá.Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: desemprego, desemprego tecnológico, economia polítca e teoria economica.
Publicado
2011-10-26
Cómo citar
Couto, J. M., Freitas, C. E. de, & Couto, A. C. L. (2011). A visão clássica da ameaça do desemprego tecnológico. A Economia Em Revista - AERE, 17(1), 5-16. https://doi.org/10.4025/aere.v17i1.13066
Sección
Artigos