Mudanças estruturais e institucionais no mercado de trabalho brasileiro: uma resenha

  • Reginaldo Bezerra de Menezes da Silva UEM
  • Marina Silva Cunha UEM

Abstract

O objetivo deste trabalho é analisar as principais mudanças estruturais e institucionais no mercado de trabalho brasileiro nas últimas décadas. Destacam-se, pelo lado da oferta de trabalho: o aumento da população economicamente ativa (PEA), o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, o aumento do nível de escolaridade, o aumento do desemprego para os trabalhadores menos qualificados e o elevado índice de desemprego da população jovem. Pelo lado da demanda, observou-se o aumento da demanda por trabalhadores mais qualificados, a diminuição do emprego na indústria e na agricultura, em detrimento dos setores de serviços e comércio. As mudanças institucionais tiveram implicações, sobretudo, no elevado grau de informalidade observado na década passada, com pequena diminuição na década atual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marina Silva Cunha, UEM
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1993), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (1998) e pos-doutorado na Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição de renda, pobreza e salários.
Published
2011-03-10
How to Cite
Silva, R. B. de M. da, & Cunha, M. S. (2011). Mudanças estruturais e institucionais no mercado de trabalho brasileiro: uma resenha. A Economia Em Revista - AERE, 16(2), 17-28. https://doi.org/10.4025/aere.v16i2.12736
Section
Artigos