TEORIA EVOLUCIONÁRIA DA MUDANÇA TÉCNICA DE NELSON E WINTER: Uma análise bibliográfica

Resumen

O presente artigo busca demonstrar, guiado pela revisão bibliográfica, uma concisa discussão no que tange à teoria neo-shumpeteriana evolucionária de Nelson e Winter. A teoria de Nelson e Winter foi criada tomando como base a teoria evolucionária de Charles Darwin para explicar a evolução econômica das firmas, relacionando os conceitos de rotinas, busca e seleção, com os conceitos criados pelo naturalista, e adotando a inovação como principal fonte para o sucesso das firmas. Para realizar-se este estudo foram consideradas obras publicadas em plataformas de pesquisa on-line, buscadas através de palavras chave específicas. Através da análise bibliográfica das obras demonstra-se que, apesar de apresentar limitações, a teoria de Nelson e Winter pode ser utilizada para progressos na discussão sobre os determinantes do processo de inovação, desenvolvimento, transformação tecnológica e inovação da firma.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Eric Rafael Oliveira, Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde (2014). Atualmente é analista Administrativo na Ideal Agro S.A. e professor da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.
Publicado
2017-11-29
Cómo citar
Oliveira, E. R. (2017). TEORIA EVOLUCIONÁRIA DA MUDANÇA TÉCNICA DE NELSON E WINTER: Uma análise bibliográfica. A Economia Em Revista - AERE, 25(2), 39 - 49. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/50226
Sección
Artigos