A LEI PARANAENSE DO PEDÁGIO SOB A HEGEMONIA DO PENSAMENTO NEOLIBERAL: uma análise crítica de sua aprovação e aplicação.

Palavras-chave: Pedágio, neoliberalismo, Lei Complementar, concessão.

Resumo

Este ensaio apresenta a ambientação política que impulsionou a aprovação de um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Paraná, pelo governo paranaense no ano de 1995, que resultou na concessão à iniciativa privada dos principais trechos de rodovias no Paraná. Aponta para os detalhes da tramitação, das votações, dos encaminhamentos e avalia o mérito da proposta, analisando a conjuntura em que foi votada, sob a hegemonia do pensamento neoliberal, e suas consequências para os usuários das rodovias paranaenses pedagiadas. Faz, ainda, uma avaliação técnica e política do tema pedágio e compara o caso do Paraná com os leilões de pedágios nas rodovias federais, num recorte histórico de 1995 até 2007. O principal método de pesquisa utilizado foi o analítico-comparativo, que tiveram como principal técnica a observação direta.

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Biografia do Autor

Colombo Mario Colombo, Instituto Federal do Paraná - IFPR
Doutor em História Social (UnB), Mestre em Educação (UFPR), Especialista em História Econômica (FAFI-PT) e Licenciado em História. Atualmente professor de História do IFPR.
Publicado
2017-11-29
Como Citar
Colombo, C. M. (2017). A LEI PARANAENSE DO PEDÁGIO SOB A HEGEMONIA DO PENSAMENTO NEOLIBERAL: uma análise crítica de sua aprovação e aplicação. A Economia Em Revista - AERE, 25(2), 95 - 103. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/50230
Seção
Artigos